Consultor da Red Bull diz que Mercedes W12 “parece nervoso” durante testes da F1

Helmut Marko falou brevemente sobre o que a Mercedes apresentou até agora na pré-temporada no Bahrein, mas lembrou que ainda não houve tempo para analisar por completo o novo carro da equipe rival

Assista aos melhores momentos do dia 2 dos testes no Bahrein (Vídeo: GRANDE PRÊMIO)

Enquanto a Red Bull vem deixando ótima impressão nos testes de pré-temporada da Fórmula 1, que acontecem neste fim de semana no circuito de Sakhir, no Bahrein, a Mercedes causa estranheza até na sua rival mais próxima no início dos trabalhos de pista em 2021. Helmut Marko, consultor da escuderia taurina, entende que o novo W12 apresenta problemas de equilíbrio.

“Acho que ainda não vimos o potencial da Mercedes. Mas o carro parece nervoso”, disse o dirigente austríaco em entrevista à emissora alemã Sky Sports.

Esse chamado ‘nervosismo’ do novo carro da Mercedes foi apontado até pelos pilotos. Valtteri Bottas falou em “acalmar” o novo modelo, enquanto Lewis Hamilton afirmou que os testes, até agora, não têm sido úteis. O heptacampeão mundial rodou no período da manhã de sábado em Sakhir.

O desempenho do novo carro da Mercedes chamou a atenção de Helmut Marko. Mas de forma negativa (Foto: Mercedes)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

WEB STORIES: Tudo sobre o segundo dia de pré-temporada da F1

Sobre o desempenho do novo RB16B, o carro da Red Bull para a temporada 2021 da Fórmula 1, Marko se mostrou tranquilo mesmo com o que definiu de pequenos problemas mecânicos na jornada de Sergio Pérez no úlitmo sábado.

“Tivemos alguns pequenos problemas hoje de manhã, o que fez com que Pérez tivesse de guiar um pouco menos”, explicou o consultor. “Os problemas mecânicos só podem estar relacionados ao motor e ao sistema de transmissão. Conseguimos descobrir por que tivemos esses problemas e isso foi rapidamente resolvido. E aí simplesmente continuamos com a programação”, disse.

Já o engenheiro-chefe da Red Bull, Guillaume Rocquelin, aprovou o trabalho desenvolvido pelo mexicano no Bahrein. ‘Checo’ marcou o oitavo tempo, mas diferente dos adversários à sua frente, que fizeram uso dos pneus mais macios, C4 e C5, cumpriu todo o seu cronograma ao longo do dia com os C2, o segundo tipo mais duro da gama ofertada pela Pirelli.

“Sergio fez uma simulação completa de corrida hoje, incluindo paradas nos boxes. Foi bastante útil para ele porque assim ele encontra seu lugar na equipe e conhece nossos procedimentos”, disse o engenheiro.

“Tivemos alguns problemas, mas nada sério. Isso não atrapalhou nosso programa, são coisas que você quer encontrar somente nos testes. Fora isso, foi outro dia bom. Não ficamos preocupados com os tempos de volta e usamos somente pneus duros, então não podemos tirar nenhuma conclusão real sobre os tempos. No geral, tivemos dois dias bons e, com esperança, podemos terminar o teste com outro dia produtivo”, concluiu.

O GRANDE PRÊMIO traz uma cobertura pra lá de especial dos ensaios da Fórmula 1 em Sakhir. Acompanhe toda a transmissão dos testes de pré-temporada AO VIVO e em TEMPO REAL.

E, ao fim de cada um dos dias de teste, às 13h (de Brasília), vai ao ar o BRIEFING, programa AO VIVO na GP TV, o canal do GRANDE PRÊMIO no YouTube, com Victor Martins, Evelyn Guimarães e Pedro Henrique Marum presentes à mesa virtual com o debate completo sobre a pré-temporada da F1.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube