Red Bull é convocada por comissários, mas Webber escapa de punição por erro em simulação de largada

Os comissários de prova consideraram satisfatória a explicação da equipe austríaca de que perceberam o erro ao recolher o carro de Mark Webber após uma simulação de largada e logo colocaram o piloto de volta à pista

 As imagens desta sexta-feira em Melbourne
 A volta virtual em Melbourne, narrada por Alonso
 Especial F1 2013, a temporada que vem com rótulo de imprevisível

A temporada 2013 da F1 mal começou, e a Red Bull já foi obrigada a visitar os comissários de prova. Isso aconteceu porque durante o primeiro treino livre, disputado nesta sexta-feira (15), a equipe recolheu o carro de Mark Webber aos boxes depois que o piloto australiano havia simulado uma largada na saída do pit-lane.

Entretanto, o regulamento determina que toda vez que um carro fizer esse tipo de manobra ele de fato é obrigado a entrar na pista. Espertamente, a Red Bull percebeu o erro a tempo e reconduziu Webber de volta ao traçado de Albert Park, para o piloto completar ao menos uma volta. Mesmo assim, a escuderia acabou convocada pelos comissários.

Mark Webber quase foi punido após simular largada (Foto: Red Bull/ Paul Gilham/ Getty Images)

De qualquer forma, os dirigentes se mostraram satisfeitos com a explicação do time e entenderam que esse foi um erro operacional, mas que não colocou em risco a segurança dos demais pilotos, por isso Webber não foi punido.

“A equipe explicou que assim que percebeu o erro mandou o piloto voltar à pista sem fazer qualquer alteração no carro. Como todas as manobras foram feitas com segurança, os comissários aceitaram essas circunstâncias”, afirmou a direção de prova.

Quem também escapou de uma punição foi Jules Bianchi, da Marussia, que entrou nos boxes após a linha divisória, ao final do primeiro treino. Felipe Massa, Esteban Gutiérrez e Valtteri Bottas não tiveram a mesma sorte.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.