Red Bull elogia Ferrari na Austrália, mas pondera: “Estavam com potência máxima”

Consultor da Red Bull, Helmut Marko admitiu que a Ferrari andou forte nos treinos livres da Austrália, mas ponderou que os italianos usaram potência máxima do motor na simulação de classificação

A Red Bull não liderou nenhum dos dois treinos livres da sexta-feira (22) na Austrália, mas levou um susto de verdade com a performance do líder Charles Leclerc no TL2. O monegasco virou 1min17s277, colocando quase 0s4 em cima de Max Verstappen, que perdeu bons minutos pela manhã com assoalho danificado após um choque com a zebra. Para Helmut Marko, consultor do time austríaco, a preocupação com a Ferrari deve ser moderada, já que os italianos parecem ter tirado tudo do motor na simulação.

Marko admitiu que a Red Bull precisa trabalhar no acerto do carro para o sábado, mas garantiu que a desvantagem de Verstappen para Leclerc não é totalmente alarmante pelo que as equipes usaram de potência dos motores.

“Precisamos melhorar. O carro não está ruim, mas o ritmo do Leclerc nos obriga a fazer ajustes finos ainda. Em geral, o pelotão está mais próximo do que nunca. Acho que a Ferrari esteve em potência máxima do motor na simulação de classificação, mas a gente, não. Por isso não vejo a diferença como crítica. Mas a simulação de corrida deles foi impressionante, nosso acerto ainda não está ideal”, disse à versão alemã da emissora Sky.

Segundo o consultor, o tempo perdido por Max pelo problema com o assoalho não deve causar estrago grande no fim de semana da equipe.

Helmut Marko não está tão espantado assim com a Ferrari na Austrália (Foto: Rodrigo Berton/Warm Up)

“Perdemos tempo valioso porque o Max tocou uma zebra e o contato causou um dano relativamente grande. Mas estamos na direção certa, mesmo com os minutos que perdemos”, completou.

A Red Bull anotou 87 dos 88 pontos possíveis nas primeiras duas etapas da F1 2024. A equipe austríaca já tem 38 tentos de frente para a Ferrari.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Austrália, em Melbourne, e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após segundo treino livre e classificação, além de antes e depois da corrida. Logo mais, ainda na sexta-feira, o TL3 está marcado para as 22h30 (de Brasília, GMT-3). Depois, a classificação começa às 2h do sábado; no domingo, a largada está marcada para a 1h.

Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.