Red Bull exalta “extraordinário” Pérez e se despede: “Faz parte da nossa história”

Christian Horner fez um breve resumo das conquistas de Sergio Pérez com a Red Bull ao longo dos últimos quatros anos e destacou a importância do mexicano na história da equipe

Após muitos meses de especulações, Sergio Pérez e Red Bull finalmente anunciaram, nesta quarta-feira (18), que vão seguir caminhos diferentes a partir da temporada 2025 da Fórmula 1. Chefe dos taurinos, Christian Horner exaltou os feitos do mexicano junto da equipe nos últimos quatro anos e disse que Checo sempre será “parte valiosa da história” da base de Milton Keynes.

“Gostaria de agradecer ao Checo por tudo o que fez pela Red Bull nas últimas quatro temporadas”, começou. “Desde o momento em que chegou, em 2021, ele provou ser um extraordinário jogador de equipe, ajudando-nos a conquistar dois títulos do Mundial de Construtores e nosso primeiro 1-2 no Mundial de Pilotos”, lembrou Horner, citando o feito alcançado em 2023.

“As suas cinco vitórias, todas em circuitos de rua, também foram uma marca espetacular da sua determinação em sempre ultrapassar os limites. Embora Checo não corra pela equipe na próxima temporada, ele sempre será um membro muito popular da equipe e uma parte valiosa da nossa história. Obrigado, Checo”, concluiu o dirigente.

Em 2024, Pérez terminou o campeonato apenas na oitava posição, com 152 pontos somados — 285 a menos que Verstappen — e nenhuma vitória conquistada, o que fez dele o único piloto das equipes do top-4 a não ter conseguido subir no degrau mais alto do pódio ao longo de 24 corridas. Os resultados ruins também prejudicaram a Red Bull, que teve de se contentar com o terceiro lugar entre os construtores.

Christian Horner disse que Sergio Pérez faz “parte da história” da Red Bull (Foto: Red Bull Content Pool)

Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: Pérez fura Red Bull e anuncia saída após quatro temporadas na F1

Embora a definição já fosse esperada há algum tempo, começou a ficar clara mesmo quando a versão alemã da emissora de TV Sky Sports noticiou que Pérez e a companhia das bebidas energéticas haviam chegado num acordo e faltava só o comunicado. Horas depois, no mesmo dia 17 de dezembro, a ESPN inglesa noticiou a mesma coisa. De acordo com ambas, a Red Bull promoveria mesmo Liam Lawson para a vaga.

A decisão do corte é um contraste com a renovação de contrato de dois anos dada a Pérez ainda em junho. A extensão veio como uma surpresa para muitos. E a própria equipe austríaca confirmou que a decisão foi equivocada, nas palavras do chefe Christian Horner.

Checo foi contratado ao fim de 2020 para substituir Alexander Albon. Na época, o mexicano tinha acabado de fazer uma grande temporada com a Racing Point, inclusive vencendo uma corrida pela primeira vez. Porém, com a decisão de Lawrence Stroll em tornar a equipe Aston Martin, o mexicano foi colocado de lado e deu lugar ao tetracampeão Sebastian Vettel.

Sergio Pérez não entregou bons resultados em 2024 (Foto: Red Bull Content Pool)

Em 2021, Pérez venceu o GP do Azerbaijão e foi quarto colocado no Mundial de Pilotos, com papel importante na ajuda para Verstappen levar o primeiro título. Em 2022, foram 2 vitórias e o terceiro posto no campeonato. Já em 2023, ano mais dominante da Red Bull, foi vice-campeão, mais uma vez com 2 vitórias.

Porém, as coisas mudaram drasticamente em 2024. Sergio até começou a temporada forte, com 4 pódios nas primeiras cinco corridas, mas simplesmente nunca mais apareceu no top-3 depois disso. Em oitavo entre os pilotos, acabou atrapalhando a missão da Red Bull rumo ao título de Construtores, que acabou com a McLaren.

A decisão sobre o novo companheiro de equipe de Verstappen deve ficar limitada entre a dupla de pilotos da Racing Bulls (antiga RB), atualmente formada pelo japonês Yuki Tsunoda e por Lawson, que é o favorito ao posto.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.