Red Bull exalta Verstappen após vitórias em Ímola e GT3 virtual: “Máquina de corrida”

Max Verstappen conquistou a pole para o GP da Emília-Romanha e ainda foi ajudar a equipe Redline a vencer as 24 Horas de Nürburgring virtuais

Max Verstappen fez no GP da Emília-Romanha o que parecia improvável após uma sexta-feira em que a Red Bull foi facilmente superara por McLaren e Ferrari. E a vitória na corrida de domingo (19), construída com muito esforço e dedicação nos boxes, ainda veio depois do neerlandês ajudar a equipe Redline nas 24 Horas de Nürburgring do GT3 virtual — uma “máquina de corrida”, como classificou Christian Horner.

O chefe dos taurinos contou após a prova da Fórmula 1 realizada no tradicional circuito de Ímola, Itália, que é comum Verstappen separar tempo para as corridas virtuais mesmo em fins de semana com agenda cheia. Após a pole-position no sábado, Max dedicou três horas à prova virtual à noite e, depois, mais duas horas na manhã de domingo.

Relacionadas


A façanha valeu a pena, pois a equipe Redline venceu as 24 Horas de Nürburgring. “Ele é basicamente uma máquina de corrida, então muitas vezes testa configurações diferentes à noite e coisas do tipo, portanto não é incomum”, disse Horner à imprensa.

“Ele venceu duas corridas hoje (domingo). Uma em um BMW M3 e outra em um carro de Fórmula 1. Vimos o que isso significou para ele. Para [conquistar] a pole-position, realmente teve de se esforçar muito, e o desempenho hoje foi novamente uma aula magistral”, celebrou.

Lando Norris, Max Verstappen e Charles Leclerc (Foto: Red Bull Content Pool)

Em seguida, o líder dos taurinos explicou o que causou o desgaste inesperado de pneus na reta final do GP da Emília-Romanha. “No primeiro stint, com os médios, parecia que tínhamos tudo sob controle. Quando trocamos para os duros, a primeira metade do stint foi absolutamente boa, mas começamos a perder temperatura no pneu e, consequentemente, desempenho.”

“Outra coisa que tornou tudo particularmente estressante no final da corrida foi que Max já havia tomado três atenções por limites da pista, então não podia se dar ao luxo de cometer um único erro. Ele teve um desempenho brilhante, então, apesar da pressão significativa, foi capaz de administrar e manter Lando [Norris] fora da zona de DRS“, completou Horner.

Depois dos treinos livres de sexta, o britânico contou que houve um intenso trabalho que envolveu todos na fábrica e no time, incluindo Verstappen. “Trabalhamos muito no acerto na sexta à noite e no sábado e conseguimos mudar o equilíbrio e colocar o carro numa janela muito melhor”, explicou.

“Foi um grande mergulho. É aí que nunca se deve subestimar o apoio que vem da equipe da fábrica, dos pilotos do simulador, dar o crédito que é devido. A essência da equipe é ser capaz de responder quando as coisas estão estão indo tão bem, e conseguimos reverter a situação. Com o resultado de sexta-feira, todas as nossas análises diriam ‘de jeito nenhum’. Mas conseguimos reverter a situação e vencer a corrida”, concluiu Horner.

Fórmula 1 volta de 24 a 26 de maio com o tradicional GP de Mônaco, oitava etapa da temporada 2024, nas ruas de Monte Carlo.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente:Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.