Red Bull diz que Ferrari “se safou” em Silverstone com estratégia da Mercedes

Christian Horner não entendeu a tática da Mercedes de colocar pneus duros no carro de Lewis Hamilton na volta 33, já que considera que, com os macios, o britânico poderia ameaçar mais fortemente o duo de Maranello

FÓRMULA 1 2022: QUE CORRIDA! TUDO SOBRE A VITÓRIA DE CARLOS SAINZ NA INGLATERRA | Briefing

Chefe da Red Bull, Christian Horner acredita que a Ferrari “se safou” de uma derrota no GP da Inglaterra por causa da estratégia adotada pela Mercedes no domingo (3). Na visão do dirigente, a opção de colocar pneus duros no carro de Lewis Hamilton abriu caminho para a vitória de Carlos Sainz em Silverstone.

Na corrida inglesa, o heptacampeão se mostrou bem mais competitivo do que no restante da temporada 2022 e chegou até a liderar a disputa depois de prolongar o primeiro stint, com os pneus médios. O britânico foi capaz de levar o carro com os mesmos compostos da largada até a volta 33, diferente de Sainz, que precisou parar na volta 20, e Charles Leclerc, que fez o pit-stop na 25.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Christian Horner ficou sem entender a estratégia da concorrência na Inglaterra (Foto: Dan Mullan/Getty Images)

OPINIÃO GP
Ferrari volta a vencer, mas faz pouco em revés de Verstappen e se enrola

Quando chegou a vez de o piloto do carro #44 parar, porém, a Mercedes optou por colocar os compostos duros, ao invés de lançar mão dos macios. Na avaliação de Horner, essa escolha foi determinante para tirar de Hamilton a chance de brigar pela vitória com as Ferrari.

“Fiquei, na verdade, surpreso que Lewis, com as voltas que tinha pela frente e com o desgaste que mostrou, não colocou um macio”, disse Horner. “Ele colocou um pneu duro na volta 33 e, de fato, achei que ele iria para o macio, pois teria sido muito mais fácil para compensar a aderência”, seguiu.

“Acho que eles [a Ferrari] talvez tenham se safado ali”, comentou.

O chefe da equipe dos energéticos também questionou as decisões da própria Ferrari, que não tirou Sainz da frente de Leclerc no início da corrida e tampouco parou o monegasco na hora do safety-car causado por Esteban Ocon, que fcou parado na antiga reta de Silverstone.

“Todo mundo é diferente, não é? Toda equipe é diferente”, apontou. “Acho que a decisão que menos entendi foi a de não parar os dois carros ou, certamente, ou de Charles, para os pneus macios”, declarou.

“[Hamilton] obviamente tinha uma parada livre. E quando você é o carro livre, é a coisa mais difícil do mundo parar na liderança”, reconheceu. “Mas acho que, mesmo que Lewis tivesse ficado na pista, com a vantagem do pneu macio, eles [Ferrari] o teriam passado”, ponderou.

Com a estratégia, Leclerc caiu de líder para terceiro na relargada, apenas três posições à frente de Max Verstappen, que teve um domingo tumultuado após danificar o carro com um peça que se soltou de um AlphaTauri.

“Em um dia em que tínhamos dois carros que não estavam em grande forma em pontos diferentes da corrida, Sergio [Pérez] estendeu a vantagem em relação a Charles, consolidando o segundo lugar, e Max só cedeu seis pontos a Charles”, apontou. “Acho que no Mundial de Construtores, perdemos só 13 pontos. Poderia ter sido muito pior”, encerrou.

A temporada 2022 da Fórmula 1 retorna na semana que vem, em Spielberg, para o GP da Áustria dos dias 8-10 de julho.

LEIA TAMBÉM
+Sainz diz que ‘acreditou até o fim’ em vitória e exalta duelo com Hamilton
+Pérez comemora pódio e destaca ‘batalha épica’ com Hamilton e Leclerc
+Hamilton exalta Mercedes em pódio em casa: ‘Estamos perto dos rivais’

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.