Red Bull insiste em polêmica das asas e ameaça “buscar soluções similares” após ok da FIA
Chefe da Red Bull, Christian Horner segue insistindo na polêmica das asas dianteiras de McLaren e Mercedes. Dirigente afirmou que a liberação da FIA encoraja as demais equipes a buscarem soluções “similares”
Christian Horner ainda não desistiu da polêmica em torno das asas dianteiras de McLaren e Mercedes. O chefe da Red Bull avaliou que o ok da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) “encoraja” a equipe a buscar uma solução similar.
A polêmica começou com a evolução de performance do MCL38 e também do W15. Durante a passagem da F1 pela Itália, Horner cobrou uma fiscalização maior da FIA, pois suspeitava de que as adversárias não estariam em conformidade com as regras. A Ferrari também questiona a legalidade da peça.
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O órgão, contudo, respondeu, garantiu que “examina as asas dianteiras em todos os eventos, com inúmeras checagens (de superfície e flexibilidade) em respeito ao regulamento técnico da F1″ e, portanto, tudo estava dentro dos limites do código em vigor.
Falando à revista alemã Auto Motor und Sport, Nikolas Tombazis, diretor de monopostos da FIA, garantiu, também, que a entidade “não reagirá até 2025, no mínimo, se necessário”. “[Mudança nas asas] Não traria apenas impacto na aerodinâmica, mas também na estrutura das peças. Mesmo se anunciássemos uma nova regra hoje, as equipes não estariam prontas antes de Abu Dhabi“, salientou.
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A FIA explicou, ainda, que “nenhum componente é totalmente rígido, razão pela qual há testes de carga e flexibilidade nas regras. A asa dianteira tem sido uma área desafiadora ao longo dos anos, porque os padrões aerodinâmicos de diferentes competidores variam”.
“Outras áreas do carro, incluindo a asa traseira e as extremidades do assoalho, têm aerodinâmicas muito mais consistentes no grid, tornando o teste algo mais universal. A FIA tem direito de introduzir novos testes se houver suspeita de irregularidades. Não há nenhum plano para medidas a curto prazo, mas estamos avaliando a situação pensando no médio e longo prazo”, finalizou.
Apesar da explicação da entidade reguladora, Horner não se deu por satisfeito e segue insistindo na suspeita.
“Acho que o que é crucial para qualquer equipe, como com todas essas asas, é clareza”, disse Horner. “É algo aceitável ou não? Se é considerado aceitável, então, obviamente, isso te encoraja a buscar soluções similares”, seguiu.
“Então o regulador, claro que eles têm todas as informações disponíveis. Eles têm toda a análise em que recentemente colocaram câmeras, muitos carros. Eles estão coletando dados. Mas, sim, é uma daquelas coisas que, como eu disse, se é considerado aceitável, vamos seguir essa rota”, finalizou.
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