Red Bull libera briga e prevê “reviravoltas” em disputa entre Verstappen e Pérez

Christian Horner garantiu que a Red Bull vai apoiar a disputa livre de pista entre Max Verstappen e Sergio Pérez, a menos que alguma equipe rival encoste no time no Mundial de Construtores. O britânico espera uma briga acirrada e com reviravoltas entre os companheiros pelo título da F1 2023

Sergio Pérez venceu o GP do Azerbaijão e encostou em Max Verstappen na classificação do campeonato de 2023 da F1. Com duas vitórias para cada piloto, a Red Bull já se vê em situação de tomar uma decisão importante: vai deixar acontecer uma eventual briga pela taça entre os dois? Segundo Christian Horner, enquanto o time for dominante no pelotão, sim.

Horner deixou claro que a equipe liberou os dois no Azerbaijão e já tinha feito o mesmo em Bahrein, Arábia Saudita e Austrália. O chefe da Red Bull ainda garantiu: os pilotos do time estão lá para vencer, nada mais.

“São 6 pontos entre eles após quatro corridas, então, sim, são dois caras muito competitivos. Ambos querem vencer, é para isso que estão empregados aqui. É tudo sobre o que eles vão fazer na pista. Estavam livres para brigar em Baku e no ano todo até aqui”, disse.

Pérez e Verstappen brigam pelo título da F1 2023 até aqui (Foto: Red Bull Content Pool)

A única coisa que pode mudar uma decisão da Red Bull, segundo Horner, é uma eventual melhora significativa em uma das rivais. É que hoje não há discussão: ninguém bate de frente com o time da marca de energéticos em 2023.

“Eles vão seguir livres até que o interesse da equipe se torne maior, isso se a gente tiver disputando com alguma equipe no Mundial de Construtores. Mas, até agora, estão livres para correr daqui para frente”, seguiu.

O chefe do time ainda fez a previsão de que Verstappen e Pérez vão trocar a liderança do Mundial de Pilotos entre eles algumas vezes. E a Red Bull vai trabalhar na confiabilidade para deixar a disputa justa.

“A briga de momento é entre os dois, ainda há uma distância para o resto. Mas faltam 19 corridas, 5 sprints ainda. É muita coisa para acontecer em muito circuito diferente, mas acho que a briga entre os dois vai ser cheia de reviravoltas. Confiabilidade vai ser fator chave, então, trabalharemos nisso e sabemos que os outros times terão grandes atualizações, nós temos nossos esforços nisso reduzidos pela punição”, afirmou.

Christian Horner quer ver o circo pegar fogo entre Verstappen e Pérez (Foto: Mark Thompson/Getty Images)

Só que a briga não é também sem limites. Horner explicou, por exemplo, que houve uma reunião pré-GP do Azerbaijão relembrando o acidente entre Verstappen e Daniel Ricciardo em 2018, quando o time sofria com o domínio da Mercedes e jogou no lixo uma oportunidade real de vitória e pódio duplo.

“2018 ficou gravado na memória de todo mundo na equipe. Foi algo que discutimos, sim, na reunião da manhã da corrida, que eles estavam livres para disputar, mas que não aceitaríamos um replay de 2018. Eles se impulsionaram, um ao outro, o máximo que puderam. E ficaram separados por uma margem bem pequena no fim”, completou.

A Red Bull venceu as quatro primeiras corridas da F1 2023 e tem incríveis 180 pontos, 93 a mais que a Aston Martin, ainda vice-líder do Mundial de Construtores. Verstappen tem 93 pontos, 6 a mais que Pérez. Fernando Alonso, terceiro colocado, foi a 60.

Fórmula 1 faz longa viagem e já retorna na semana que vem, entre os dias 5 e 7 de maio, com o GP de Miami, primeira de três etapas do ano nos Estados Unidos.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.