Red Bull mantém pressão forte e diz que Pérez “colapsou completamente” na Bélgica

Helmut Marko aumentou ainda mais a pressão sobre Sergio Pérez ao deixar claro que o oitavo lugar do mexicano no GP da Bélgica "não era o que a Red Bull esperava"

Depois de completar uma boa classificação e garantir o segundo lugar no grid de largada do GP da Bélgica, realizado neste domingo (28), parecia que Sergio Pérez tinha dado uma passo importante na tentativa de reverter o momento complicado pelo qual atravessa na Red Bull. No entanto, o oitavo lugar — que se tornou sétimo após a desclassificação de George Russell — ao cruzar a linha de chegada não deixou Helmut Marko nada contente, com o consultor afirmando que Checo “colapsou completamente” em Spa-Francorchamps.

Christian Horner também voltou a cobrar o mexicano e disse que os taurinos “precisam dos dois carros pontuando” em todas as corridas, já que as rivais — principalmente a McLaren — estão evoluindo e diminuindo a diferença na classificação do Mundial de Construtores. Após ver Max Verstappen, que largou em 11º, terminar à frente do colega de garagem, o chefe da equipe deixou claro que “precisa analisar” a situação de Pérez.

“Sergio teve a oportunidade de conseguir um bom resultado ao largar do segundo lugar. Infelizmente, não foi isso que aconteceu”, disse Marko em entrevista à Sky Sports Alemanha. “Especialmente no último stint, ele colapsou completamente, marcando tempos de volta na casa de 1min48s. O que parecia ter sido tão positivo na classificação, infelizmente não se materializou na corrida”, continuou.

Desde que renovou o contrato com a Red Bull, no início de junho, Sergio marcou somente 23 pontos em seis corridas, com um abandono no GP do Canadá e o bisonho 17º lugar na Inglaterra, terminando duas voltas atrás de Lewis Hamiltono vencedor em Silverstone. Ainda que o próprio piloto tenha garantido que permanece na equipe após a pausa de verão da classe rainha, Marko já revelou que os taurinos estudam outros nomes e que uma reunião com Horner está marcada para esta segunda-feira, inclusive.

Sergio Pérez decepcionou na Bélgica e sentiu a pressão aumentar (Foto: Red Bull Content Pool)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: LEIA TAMBÉM: Williams faz autopropaganda e vê chances de contratar Sainz “a nosso favor”

Yuki Tsunoda, Liam Lawson e Daniel Ricciardo aparecem na lista de cotados para a vaga no RB20. O australiano, porém, recebe o apoio de Christian, enquanto que o neozelandês é o favorito do consultor. Desta forma, a Red Bull já programou um teste com ambos os pilotos para esta semana, na quarta e quinta-feira, onde Lawson e Ricciardo vão assumir o volante da AT03, carro da AlphaTauri de 2022, em Ímola.

“Para nós, a situação é tal que também analisaremos a situação geral para 2025. Temos vários pilotos e temos um conceito”, declarou Marko. “Mas é claro que todo resultado é importante para Sergio, e o oitavo lugar, largando de segundo, certamente não é o que esperávamos”, finalizou.

Logo após o fim da corrida na Bélgica, Horner foi visto conversando com Daniel Ricciardo e Laurent Mekies, chefe da RB (Visa Cash App RB). Momentos depois, o próprio Verstappen optou por deixar o circuito de Spa-Francorchamps no mesmo helicóptero do ex-companheiro de equipe, aumentando os rumores de que o substituto de Pérez já foi definido.

Fórmula 1 agora faz a tradicional pausa para as férias de verão na Europa e volta de 23 a 25 de agosto em Zandvoort, para a disputa do GP dos Países Baixos.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.