Red Bull volta a minimizar saída de Newey para Aston Martin: “Equipe conta, não o indivíduo”

Helmut Marko reconheceu a grande importância que Adrian Newey teve durante os primeiros passos da Red Bull na Fórmula 1, mas deixou claro que a equipe evoluiu e que agora possui outros profissionais que conseguem dar conta do recado

Helmut Marko manteve o discurso e voltou a dizer que a saída de Adrian Newey não afeta em nada a Red Bull para os próximos anos. O consultor reconheceu que a presença do projetista foi de extrema importância para a equipe da marca de energéticos durante os primeiros passos na Fórmula 1, mas deixou claro que o time evoluiu e que os atuais profissionais da casa conseguem dar conta do recado.

Alguns meses após anunciar a saída da escuderia de Milton Keynes, no início de maio, o ‘Mago da Aerodinâmica’ finalmente decidiu qual será o próximo movimento na carreira. Embora tenha sido desejado por Ferrari — que despontou como favorita em determinado momento —, Alpine e até Williams, o engenheiro de 65 anos ficou encantado com o projeto e com as instalações da Aston Martin e, por isso, decidiu apertar a mão de Lawrence Stroll e embarcar na aventura ao lado de Enrico Cardile, Andy Cowell, Dan Fallows, Bob Bell e outros nomes do corpo técnico.

Por outro lado, muito foi dito sobre a saída de Newey colocar em xeque o futuro da Red Bull na categoria principal do automobilismo, já que ele foi o grande responsável pelo projeto de carros como o RB18 e o RB19, mais recentemente, que deram a Max Verstappen a oportunidade de acumular títulos no currículo. A queda de rendimento vista na temporada 2024 — que coincidentemente começou a partir do GP de Miami, logo após a partida de Adrian — serviu apenas como munição para as especulações.

Na semana passada, porém, Marko se manifestou e rechaçou qualquer tipo de ligação entre os dois pontos. De acordo com o austríaco de 81 anos, o projetista “já não estava envolvido em todos os detalhes do desenvolvimento do carro durante a primavera”. Agora, sete dias depois e com a confirmação da chegada de Newey ao time de Fernando Alonso e Lance Stroll, o consultor voltou a minimizar o impacto da saída do profissional nas ambições futuras dos taurinos.

Adrian Newey decidiu embarcar no projeto da Aston Martin (Foto: Aston Martin)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: LEIA TAMBÉM: Newey é ingrediente que faltava para dar liga à Aston Martin na F1. Agora ou vai ou racha

“Adrian fez a diferença [quando chegou, em 2006], pois era o único do time que sabia como ganhar um campeonato mundial. Ele trouxe todo o seu conhecimento e nos disse o que fazer para nos tornarmos uma equipe vencedora. Acho que ele foi um dos marcos”, disse Marko em entrevista ao podcast Inside Line F1.

“Naquela época, nenhum de nós sabia como vencer corridas e campeonatos. Então, nessa fase, um homem poderia fazer a diferença. Hoje a equipe tem duas mil pessoas, e é a equipe que conta, não o indivíduo. Até porque existem muito mais ferramentas de simulação e muito mais dados”, finalizou.

Fórmula 1 volta às pistas entre os dias 13 e 15 de setembro para o GP do Azerbaijão, em Baku.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.