Red Bull projeta mudança definitiva em dispositivo do RB20 até GP de São Paulo

A Red Bull vai realizar as mudanças exigidas pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Porém, a solução definitiva só deve estar disponível na etapa no Brasil

A Red Bull assumiu que utilizava um dispositivo que mexe no assoalho do carro e garantiu à Federação Internacional de Automobilismo (FIA) que mudaria o carro para o GP dos Estados Unidos. Porém, a alteração que a equipe austríaca vai fazer para a etapa no Circuito das Américas é apenas provisória, com a medida definitiva sendo concluída até o GP de São Paulo, que acontece no início de novembro.

Após ser acusada pelas rivais de infringir o regulamento técnico da FIA, a Red Bull admitiu  a existência do dispositivo que altera o assoalho durante o regime de parque fechado — algo que é proibido. E após conversas com a entidade que rege o esporte, os taurinos concordaram em  fazer mudanças no RB20 já para o GP dos Estados Unidos, que acontece neste fim de semana.

Porém, a alteração deste fim de semana é algo provisório, uma vez que a solução definitiva vai levar algum tempo para ficar pronta e deve estar disponível apenas no GP de São Paulo. A FIA, por sua vez, afirmou que vai utilizar alguns selos para garantir que o dispositivo não seja utilizado quando o carro estiver no parque fechado.

Ainda segundo a entidade, não existem provas de que a Red Bull utilizou o dispositivo de forma ilegal. Por isso, nenhuma medida adicional terá de ser tomada. Ainda assim, a mudança foi um acordo entre as duas partes por razões preventivas, para evitar “tentações” por parte dos taurinos e, ao mesmo tempo, atender ao pedido das demais equipes do grid.

A mudança definitiva do dispositivo do RB20 deve estar pronto apenas no GP de São Paulo (Foto: Red Bull Content Pool)

Entenda o caso:

A controvérsia envolve a chamada ‘front bib‘ ou ‘T-Tray‘ — ‘bandeja T’, em tradução livre, um suporte vertical localizado na parte frontal do carro, perto da suspensão dianteira, que cria um vão entre o final do bico e o início do assoalho.

Segundo a publicação da revista inglesa Autosport, uma esquadra específica — que depois descobriu se tratar da Red Bull — encontrou um meio de ajustar o ângulo dessa folga logo após as sessões que definem o grid de largada. O resultado disso é uma melhora significativa dos requisitos relacionados à altura do carro em volta rápida (com o tanque vazio) e na corrida (mais pesado por conta do combustível).

Só que tal mecanismo se trata de uma mudança na configuração aerodinâmica, e isso é proibido por conta da regra do parque fechado após a classificação. O artigo 40.2 do Regulamento Técnico da F1 descreve os componentes que podem ser alterados, e as únicas alterações permitidas na carroceria são “a configuração aerodinâmica da asa dianteira, que pode ser ajustada usando as peças existentes. Nenhuma peça pode ser adicionada, removida ou substituída.”

O artigo 40.9 ainda acrescenta o seguinte: “Um competidor não pode modificar nenhuma peça do carro”. O texto ainda diz que “deve ficar claro na inspeção física que as alterações não podem ser feitas sem o uso de ferramentas”.

A Red Bull segue na briga pelo Mundial de Construtores de 2024 (Foto: Red Bull Content Pool)

Em tese, essa modificação poderia ser facilmente feita por um mecânico durante o trabalho regular feito nos carros entre classificação e corrida, passando, assim, despercebida por observadores externos, mas a desconfiança é que essa mudança de configuração também possa ser feita pelo piloto dentro do cockpit.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP dos Estados Unidos, em Austin e transmite sprint shootout, classificação e corridas em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Depois das atividades de cada dia, o GP debate tudo o que aconteceu no BRIEFING. Nesta sexta-feira (18), a classificação da sprint está marcada para as 18h30 (horário de Brasília). No sábado (19), a prova curta será às 15h, com a classificação às 19h. No domingo (20), a largada está marcada para as 16h.

 Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.