Red Bull diz que previa safety-car em Miami e admite “risco” em estratégia de Verstappen

Christian Horner, chefe da Red Bull, disse que estratégia de largar com pneus duros no carro de Max Verstappen foi pensada para dar vantagem ao holandês em caso de safety-car no GP de Miami. Inglês ainda destacou gestão de pneus feita por Sergio Pérez

Pela quarta vez em cinco etapas da temporada 2023, uma corrida da Fórmula 1 terminou com os dois carros da Red Bull nas duas primeiras posições. No GP de Miami, realizado neste domingo (7), Max Verstappen saiu do nono lugar para superar o pole Sergio Pérez e conseguir uma vitória incrível, com pneus duros que aguentaram mais de 40 voltas antes de serem trocados. Christian Horner, chefe dos taurinos, explicou a estratégia.

“Uma grande corrida para nós como equipe, particularmente um 1-2 aqui”, celebrou Horner. “Max [Verstappen] largar com pneus duros foi um risco. Nossas simulações mostravam que seria uma corrida mais difícil, mas ele potencialmente poderia ganhar em caso de um safety-car na prova”, explicou.

Apesar da previsão, a corrida de Miami não contou com incidentes e terminou com todos os carros cruzando a linha de chegada, sem a necessidade de intervenção do safety-car. Ainda assim, Verstappen se manteve na pista e abriu distância suficiente para trocar os duros pelos médios e voltar pouco atrás de Pérez. Não demorou muito para os compostos novos fazerem a diferença, e o holandês tomou a primeira colocação para não largar mais.

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Verstappen ganhou posições rapidamente e atacou Pérez no fim para vencer em Miami (Foto: Red Bull Content Pool)

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“O time de engenharia dele fez essa escolha e conseguiu fazer funcionar, mesmo sem o safety-car”, elogiou. “O ponto mais crucial foi entre as voltas 20 e 42, quando o ritmo dele com pneus usados conseguia se equiparar, e até superar, o ritmo de ‘Checo’ [Pérez]. E ‘Checo’ sabia que [uma distância de] 19s8 era o número mágico para segurá-lo atrás”, frisou.

Por fim, chamou atenção a capacidade de Verstappen de abrir distância para Pérez em um momento no qual usava pneus bem mais desgastados do que o mexicano — que também calçava duros àquela altura. No entanto, Horner explicou que o segundo colocado não teve nenhum problema e estava apenas gerenciando o desgaste antes de apertar o ritmo.

“Ele não teve nenhum problema, estava gerenciando os pneus”, afirmou Horner. “Ele sabia o quanto o dianteiro esquerdo era vulnerável, então o colocou na temperatura certa e fez o gerenciamento. Ele fez um bom trabalho com a gestão dos pneus, antes de acelerar o ritmo”, finalizou o chefe da Red Bull.

A próxima parada da Fórmula 1 acontece entre os dias 19 e 21 de maio, com o GP da Emília-Romanha, e o GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento.

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