Red Bull planeja RB21 com “perfil de Verstappen” e aerodinâmica simplificada

A Red Bull não quer cometer os mesmo erros que teve com o RB20 e planeja desenvolver um carro mais simples e previsível para a temporada de 2025

A Red Bull dominou a Fórmula 1 desde que o regulamento que explora o efeito-solo voltou a vigorar na categoria em 2022, mas teve uma queda de rendimento no ano passado. Ainda que Max Verstappen tenha conquistado o Mundial de Pilotos com antecedência, a equipe taurina viu uma queda considerável no desempenho do RB20. Por isso, o time austríaco planeja um novo projeto com o RB21, que vai seguir atendendo o estilo de pilotagem do tetracampeão, mas terá simplificações na aerodinâmica.

A F1 presenciou um domínio histórico em 2023 em que a Red Bull venceu 22 das 23 corridas do calendário. No início de 2024, a equipe liderada por Christian Horner deu indícios de que faria algo parecido quando Verstappen ganhou sete das primeiras dez etapas do ano. Porém, as coisas começaram a se complicar para o time taurino e o #1 enfrentou um jejum de dez provas sem subir no lugar mais alto do pódio após o GP da Espanha.

Além do crescimento de Ferrari e McLaren, a queda de desempenho da Red Bull foi causada por atualizações inefetivas e por uma janela de operação muito estreita. O RB20 era muito sensível a pequenos ajustes, o que complicava a configuração do carro durante os fins de semana.

Por isso, a Red Bull mira desenvolver um RB21 mais previsível. De acordo com o portal neerlandês RacingNews365, a equipe pretende simplificar a aerodinâmica do novo carro e vai realizar ajustes sutis nos sidepods e na tampa do motor. Mas as maiores alterações serão invisíveis, acontecendo também no assoalho e na parte inferior das asas.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Verstappen segue ditando o desenvolvimento da Red Bull em 2025 (Foto: Mark Thompson/Getty Images)

“Se você olhar para o aspecto visível do carro, todos têm quase o mesmo conceito que nós em 2022, com uma carroceria mais larga na traseira. No entanto, é mais sobre como você desenvolve as partes não visíveis. Estamos aqui para fazer nosso trabalho e desenvolver o carro da melhor forma possível”, disse Pierre Waché, diretor-técnico da Red Bull.

Nos últimos anos, a Red Bull desenvolveu o carro pensando no estilo de pilotagem de Verstappen e, por isso, todos os outros pilotos que passaram pelo time apresentaram uma dificuldade de rendimento. E ainda que a janela de operação seja maior, o gosto do tetracampeão tende a ser prioridade.

“Como temos o piloto mais rápido e melhor do grid, Max, também está claro que temos que levar em consideração suas preferências durante o desenvolvimento no que diz respeito ao manuseio do carro. Tenho certeza de que ele permanecerá na Red Bull enquanto lhe oferecermos um carro competitivo”, disse o consultor Helmut Marko na coluna na Speedweek.

A Fórmula 1 está organizando um evento em Londres para as dez equipes apresentarem os carros da temporada 2025 no dia 18 de fevereiro. No entanto, os times devem mostrar no evento apenas a pintura utilizada na nova campanha. A Red Bull já confirmou que não vai fazer um lançamento próprio do RB21 e o modelo deve ser visto publicamente pela primeira vez durante a pré-temporada, que acontece no Bahrein.

Fórmula 1 está oficialmente de férias. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.