Red Bull repreende Marko, mas nega punição por fala xenofóbica: “Não é funcionário”

Christian Horner explicou que não seria capaz de aplicar uma punição a Helmut Marko pela fala xenofóbica contra Sergio Pérez pelo austríaco ser ligado ao Grupo Red Bull, e não à equipe da Fórmula 1 em si

A Red Bull enfim se pronunciou pelo episódio de xenofobia protagonizado por Helmut Marko contra Sergio Pérez. Chefe dos taurinos, Christian Horner reiterou que o consultor “pediu desculpas diretamente a Checo” pelo ocorrido, mas descartou qualquer punição ao austríaco por uma simples razão: ele não é um funcionário da equipe.

À Sky Sports logo após o primeiro treino livre de Singapura, que recebe a Fórmula 1 neste final de semana, Horner explicou que Helmut, de 80 anos, faz parte do Grupo Red Bull, a matriz, que tem operações distintas da Red Bull Racing, a equipe de corrida. Ao ser indagado sobre uma possível punição a Marko pelo tom preconceituoso sobre Pérez — de que o mexicano não teria foco por conta da “mente sul-americana” —, o dirigente inglês foi direto:

“Helmut é tecnicamente um consultor do grupo, então não é uma pergunta que eu deva responder”, disse Horner. “Claro que já conversamos sobre isso, sei que ele se arrepende do que disse, pediu desculpas, e, como disse, mesmo aos 80 anos, não é tarde para aprender”, acrescentou.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Christian Horner explicou que Marko é consultor dos taurinos, não sendo exatamente um funcionário da equipe (Foto: Red Bull Content Pool)

“Do ponto de vista de Helmut, ele se desculpou. Ele não é funcionário da Red Bull Racing, portanto, sobre não termos divulgado uma declaração, ele faz parte do Grupo Red Bull, e o grupo emitiu um pedido de desculpas através do canal de TV Servus”, continuou Horner, repudiando o conteúdo das declarações.

“Essas falas não foram corretas. Helmut rapidamente reconheceu isso e pediu desculpas publicamente e diretamente a Sergio. Ele falou diretamente com Sergio sobre a questão. Sempre estamos aprendendo na vida, mesmo aos 80 anos de idade. Inevitavelmente, lições foram aprendidas. Checo é um membro extremamente popular e importante do nosso time. Eu me esforcei muito para contratá-lo para 2021”, lembrou.

Horner ainda deixou claro que a Red Bull “leva muito a sério” questões do tipo por entender que tem responsabilidade com “os seguidores ao redor do mundo”. A preocupação do final de semana, no entanto, é com a corrida de número 250 de Pérez na categoria.

Por fim, ao ser questionado sobre o papel da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e se a entidade precisa fazer mais, Horner avaliou que é um assunto de muita importância para o esporte. “Existe um código de conduta, um código de ética e um código esportivo. É claro que temos falando com a FIA e a FOM ao longo da última semana, como é de se imaginar, e isso é mais uma questão para eles, não para a equipe”, concluiu.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Singapura, em Marina Bay, 15ª etapa da temporada 2023. No sábado e no domingo, classificação e corrida também contam com transmissão em SEGUNDA TELA, NA GPTV, EM PARCERIA COM A VOZ DO ESPORTE. Logo mais, o TL2 está marcado para as 10h (de Brasília, GMT-3). Os horários se repetem no sábado, com TL3 às 6h30 e classificação marcada para as 10h. Por fim, no domingo, a largada acontece às 9h.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.