Red Bull valoriza rivalidade entre Ford e GM, mas diz: “Cadillac precisa de equipe existente”

Para Christian Horner, chefe da Red Bull, a rivalidade entre as duas partes só vai ser possível se a Andretti, que tem a Cadillac como parceira, assumir uma operação já existente na F1

Christian Horner, chefe da Red Bull, reconheceu o quanto uma rivalidade entre Ford e General Motors pode ser benéfica para atrair o público da Fórmula 1 nos Estados Unidos. No entanto, o dirigente da equipe austríaca reforçou que a única forma de viabilizar isso seria a Andretti e a Cadillac aceitarem compor o grid da categoria a partir das operações de um time já existente, caminho que vai ser seguido pela Audi a partir de 2026.

A Andretti segue na luta para se tornar a 11ª equipe no grid da Fórmula 1. Como forma de tornar o seu projeto ainda mais atrativo, o time estadunidense uniu forças com a General Motors e pretende ter a Cadillac como fornecedora de motores no futuro.

A Red Bull, que passa a contar com o apoio da também estadunidense Ford a partir de 2026, entende que a Cadillac pode se tornar uma rival na categoria, o que seria interessante para cativar o público nos Estados Unidos. No entanto, Horner segue contra a ideia de uma 11ª equipe no grid.

Na visão do mandatário da Red Bull, a Andretti Cadillac deveria fazer como a Audi, que assume as operações da Sauber a partir de 2026, e começar o projeto na F1 a partir de uma equipe já existente.

A Red Bull terá a Ford como parceira na Fórmula 1 (Foto: Red Bull Content Pool)

“Se a GM decidir se envolver com a Fórmula 1, o ideal seria fazer isso através de uma equipe já existente. Se isso acontecer, tenho certeza de que será uma batalha interessante entre Ford e GM. Essas marcas têm um enorme patriotismo nos EUA e muitos seguidores. A competição que isso pode gerar também pode ser emocionante”, contou Horner.

“É preciso ver qual é o modelo de negócios por trás do que a GM quer fazer. É o projeto deles? É projeto da Andretti? Se for um projeto genuíno da GM e sua única opção de entrar na F1 for através de uma equipe existente, era de se esperar que eles seguissem o mesmo caminho da Audi [com a Sauber]. As equipes só conseguiram encontrar uma estabilidade financeira recentemente. Então você pode entender por que elas estão receosas em expandir e diluir o lucro”, finalizou o chefe da Red Bull.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.