Renault já descarta Alonso e diz que “pode ter interesse” em Vettel

O chefe Cyril Abiteboul poupou palavras e disse simplesmente que não tem interesse em Fernando Alonso. Com Sebastian Vettel, entretanto, o dirigente não descarta investida

Ao que tudo indica, a terceira fase do casamento entre Fernando Alonso e Renault não vai virar realidade. O rumor chegou a ser alimentado após a confirmação da saída de Daniel Ricciardo ao fim de 2020, o que leva os franceses à busca por um novo primeiro piloto. Só que o chefe Cyril Abiteboul já deixa claro: o bicampeão mundial, fora do grid há dois anos, não está na lista de candidatos.

Abiteboul não quis entrar em detalhes, mas, em entrevista ao jornal espanhol Marca, limitou-se a dizer que Alonso “não” é o candidato desejado para o próximo ano. Em contrapartida, o dirigente mantém a esperança de assinar com Sebastian Vettel, que já anunciou que não fica na Ferrari. Talvez seja o caso até de abrir a carteira e fazer um investimento maior para cativar o tetracampeão.

“Não quero entrar em aspectos financeiros, ainda que nossa prioridade seja investir na infraestrutura da equipe. O Vettel será um agente livre para 2021 e, caso ele esteja motivado para seguir na Fórmula 1, também pode ser do nosso interesse”, disse Abiteboul.

Sem chances na Renault, Fernando Alonso precisa ficar de olho na Racing Point (Foto: McLaren)

Vettel chegaria à Renault para ser o substituto direto de Ricciardo, cumprindo a função de líder da equipe. Outro nome já cogitado para cumprir a função é o de Valtteri Bottas, ainda com futuro incerto na Mercedes.

No outro carro, Esteban Ocon ainda precisa provar seu valor. O francês retorna ao grid em 2020 e ainda nem disputou GPs pela escuderia de Enstone. Abiteboul pede paciência na avaliação do pupilo, mas admite que é necessário mostrar resultados o mais rápido possível.

“A intenção não é pressionar o Ocon. Obviamente contamos com ele para o futuro, mas tem de mostrar que merece a vaga para as próximas temporadas. Temos também nossa academia, temos jovens talentos nos quais nós confiamos. Só que precisamos de um piloto experiente, que seja capaz de levar o projeto adiante. Queremos alguém que se comprometa conosco”, encerrou.

Sem a chance na Renault, as opções de retorno de Alonso ao grid da F1 se limitam à Racing Point. A equipe rosácea já disse que não pretende mudar pilotos para 2021, mas o jornal italiano La Gazzetta dello Sport afirma que Lance Stroll está em apuros. O canadense corre risco de ser trocado tanto por Fernando quanto pelo próprio Sebastian.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.