Restam 5 vagas: como está o grid da Fórmula 1 2023 após anúncio de Piastri na McLaren

Com a confirmação de Oscar Piastri na McLaren em 2023, a Fórmula 1 tem agora cinco vagas abertas. Alpine, Alfa Romeo, AlphaTauri, Haas e Williams ainda não confirmaram 100% de suas duplas

O jovem Oscar Piastri foi, enfim, anunciado pela McLaren para correr em 2023 nesta sexta-feira (2), após parecer favorável do CRB, órgão que regula contratos na FIA. A confirmação veio poucos dias depois da equipe de Woking encerrar em comum acordo o vínculo com Daniel Ricciardo que, por sua vez, tem seu futuro incerto. Com o australiano ao lado de Lando Norris, mais uma porta é fechada no grid da Fórmula 1. Mas é verdade que outras muitas ainda estão abertas.

Agora, das 20 vagas, 15 estão ocupadas. Alpine, Alfa Romeo, AlphaTauri, Haas e Williams ainda não confirmaram suas duplas para a próxima temporada. Todas estas equipes têm um piloto confirmado, mas o segundo assento ainda está em aberto.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Mick Schumacher tem seu futuro incerto na F1 2023 (Foto: Haas F1 Team)

No caso da Alpine, a busca é por um nome parceiro de Esteban Ocon para substituir Fernando Alonso, que foi para a Aston Martin, e também o próprio Piastri, após imbróglio com a McLaren. Um dos nomes cogitados, inclusive, é o de Daniel Ricciardo, que também foi sondado pela Haas, para a vaga de Mick Schumacher, outro com futuro indefinido e também candidato na própria Alpine. Kevin Magnussen já está garantido.

Na AlphaTauri, a permanência de Yuki Tsunoda é incerta, enquanto Pierre Gasly tem contrato, mas começa a ser fortemente especulado na Alpine. Na Alfa Romeo, a intenção do time é renovar com Guanyu Zhou, mas a falta de resultados do chinês ainda faz a negociação emperrar. Valtteri Bottas segue por lá.

Por fim, na Williams, Nicholas Latifi parece estar com os dias contados. Alexander Albon, por outro lado, já renovou. Logan Sargeant, americano do programa de jovens do time britânico e que faz ótimo ano na F2, é favorito à vaga.

Mercedes, Red Bull e Ferrari seguem com suas duplas titulares, enquanto a McLaren troca um australiano por outro com Ricciardo dando lugar a Piastri, e a Aston Martin vai de Alonso no lugar do futuro aposentado Sebastian Vettel.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.