McLaren encerra imbróglio e confirma Piastri como substituto de Ricciardo na F1 2023

Oscar Piastri finalmente foi confirmado pela McLaren como piloto titular do time em 2023. Australiano substituirá o compatriota Daniel Ricciardo e estará junto de Lando Norris

O imbróglio chegou ao fim. E a McLaren anunciou enfim a contratação de Oscar Piastri. O campeão da temporada 2021 da Fórmula 2 e ex-membro da Alpine vai mesmo defender a equipe de Woking em 2023, ao lado de Lando Norris. A confirmação veio nesta nesta sexta-feira (2), depois da reunião que decidiu sobre os contratos entre as duas escuderias da Fórmula 1.

Piastri entra na vaga do compatriota Daniel Ricciardo, que acertou a rescisão de contrato com a McLaren ao fim da temporada 2022. Daniel chegou ao time em 2021 e tinha um vínculo de três anos, mas os maus resultados fizeram as partes acordar no término da relação antes do previsto.

No que diz respeito a Oscar, houve uma série de desencontros antes da definição desta sexta. Depois que Sebastian Vettel tornou pública a decisão de se aposentar da F1, a vaga na Aston Martin ficou com Fernando Alonso, que optara por deixar a Alpine. Sem o bicampeão, a equipe francesa escolheu a promessa Piastri para o posto ao lado de Esteban Ocon. Só que o australiano já havia assinado com os ingleses. E acabou por desmentir o acordo com a esquadra gaulesa.

Assim, foi necessário que o Conselho de Reconhecimento de Contrato [CRB, na sigla em inglês] da F1 reconhecesse o vínculo. Apesar da tentativa da Alpine em manter o piloto, preparando uma ação na corte inglesa, a entidade que rege os acordos da categoria máxima do esporte a motor entendeu que o contrato das partes não foi registrado, abrindo caminho para Oscar fechar com a McLaren.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Oscar Piastri será piloto da McLaren (Foto: Alpine)

LEIA TAMBÉM
+FIA aponta contrato com McLaren como válido e libera Piastri para correr na F1 2023

Campeão da Fórmula 3 em 2020 e da Fórmula 2 em 2021, Piastri era piloto reserva e da academia de jovens da Alpine. O talento chamou a atenção do grid e seu nome foi alvo de diversas especulações durante a primeira parte da temporada da F1.

“Oscar é um dos talentos promissores das categorias de base da F1 e estamos muito satisfeitos em vê-lo na equipe em 2023. Vencer a F3 e a F2 em temporadas de estreia é uma conquista real e uma prova de seu talento em corridas de monopostos. Em Lando e Oscar, temos uma formação jovem e empolgante de F1 com um enorme potencial, nos colocando em boa posição para alcançar nossas ambições futuras. Oscar é uma adição empolgante à família McLaren e estamos ansiosos para vê-lo crescer com nossa equipe de F1”, afirmou Zak Brown, o CEO da equipe britânica, em comunicado.

Oscar também se manifestou sobre a estreia na Fórmula 1 pela McLaren. “Estou extremamente empolgado por fazer minha estreia na F1 com uma equipe tão prestigiosa como a McLaren e sou muito grato pela oportunidade que me foi oferecida. A equipe tem uma longa tradição de dar uma chance a jovens talentos, e estou ansioso para trabalhar duro ao lado de Lando para jogar a equipe para a frente do grid. Estou focado em me preparar para minha estreia na F1 em 2023 e começar minha carreira na F1 em papaia”, disse o jovem, também em nota.

O acerto entre McLaren e Piastri ainda deixa o grid da Fórmula 1 para 2023 com cinco vagas em aberto. São elas: Alfa Romeo (1), AlphaTauri (1), Haas (1), Williams (1) e Alpine (1).

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.