FIA aponta contrato com McLaren como válido e libera Piastri para correr na F1 2023

Oscar Piastri vai mesmo correr pela McLaren em 2023, ao lado de Lando Norris. O CRB, órgão da FIA que regula contratos, validou o vínculo do australiano com o time de Woking após polêmica com a Alpine

O CRB (Conselho de Reconhecimento de Contratos, em português) concluiu nesta sexta-feira (2) que o acordo entre McLaren e Oscar Piastri é válido e permite ao australiano correr pela equipe na Fórmula 1 na temporada 2023. O imbróglio vinha se arrastando durante as últimas semanas, mais especificamente desde que Sebastian Vettel anunciou que se aposentaria ao fim do ano, ainda no GP da Hungria.

“O tribunal chegou a uma decisão unânime de que o único contrato a ser reconhecido pelo CRB é o contrato entre a McLaren e Oscar Piastri, datado de 4 de julho de 2022. Piastri, assim, é piloto McLaren entre 2023 e 2024”, informou o órgão.

Piastri foi campeão da Fórmula 2 no ano passado, em sua primeira participação na categoria, e já tinha alinhado em contrato com a Alpine que deveria receber uma vaga de titular na F1 em 2023. A questão é que o acordo não cravava que o assento deveria ser na equipe francesa, que avaliava outras opções para o australiano no grid enquanto o plano ainda era renovar com Fernando Alonso por ao menos mais uma temporada.

Desde o GP da Hungria, entretanto, várias peças desse tabuleiro se mexeram. Alonso aproveitou a deixa de Vettel para assegurar sua ida à Aston Martin ainda no fim de semana de Budapeste, descontente com o pouco tempo de contrato oferecido pela Alpine — fechou com os britânicos por dois anos, com opção de mais um.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Oscar Piastri está liberado para correr pela McLaren em 2023 (Foto: Alpine)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

O anúncio, programado apenas para a segunda-feira posterior à corrida, pegou a Alpine de surpresa — o chefe Otmar Szafnauer admitiu que não sabia de nada. Quando o time francês anunciou Piastri para a vaga deixada pelo espanhol, entretanto, o novato alegou publicamente que não tinha ciência do acordo e que não iria correr pela escuderia no ano que vem. Ainda não se sabia, mas Oscar já havia assinado com a McLaren.

A equipe inglesa, então, passou a negociar com Daniel Ricciardo — um de seus pilotos titulares — sobre a rescisão de seu contrato, válido até o fim de 2023. As duas partes entraram em acordo na última semana, e o australiano vai receber um valor polpudo pela quebra do vínculo — a revista alemã Auto Motor und Sport estima algo em torno de € 10 milhões (R$ 50 milhões na cotação atual).

Agora, com o contrato devidamente validado pela CRB, Piastri teve caminho livre para ser imediatamente anunciado oficialmente como piloto da McLaren para 2023, em companhia ao britânico Lando Norris. A Alpine, por outro lado, ainda busca um parceiro para Esteban Ocon, enquanto Daniel Ricciardo já avisou que não pretende correr em outras categorias e está na procura de uma casa nova na Fórmula 1.

“A Alpine agradece ao CRB por ter convocado a reunião na segunda-feira e agora nos informado sua decisão. Nós consideramos a questão encerrada e logo mais anunciaremos nossa dupla de pilotos para a temporada 2023. Nosso foco imediato é no GP da Holanda e em garantirmos a quarta colocação do Mundial de Construtores”, comunicou a Alpine, aceitando a decisão e já cutucando a McLaren na disputa pelo G4 de 2022.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.