Sarrazin lembra oportunidade perdida de ser titular na F1 e revela dor da rejeição de Prost: “Partiu meu coração”

Stéphane Sarrazin conseguiu um pequeno espaço na Minardi em 1999 para o GP do Brasil, mas logo recebeu um chamado para ser titular na equipe italiana. Com a promessa da Alain Prost de que seria titular em sua equipe no ano seguinte, porém, negou. E tudo acabou dando errado

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Tal qual os de Fox Mulder e Dana Scully, os caminhos de Stéphane Sarrazin e Alain Prost voltaram a se cruzar recentemente depois de mais de uma década. A relação próxima caiu por terra em 1999, quando, segundo Sarrazin, o tetracampeão mundial de F1 partiu seu coração. Até a F-E os juntar de novo em 2014 – ao menos os obrigando a dividir o pit-lane.
 
A história começa antes enquanto Sarrazin guiava na F-3000. Quando 1999 começou, ele era piloto de testes da Prost – que tinha Olivier Panis e Jarno Trulli como titulares. Mas foi a Minardi que apareceu com um espaço para o francês de então 23 anos de idade estrear.
 
Luca Badoer, um dos titulares, havia se machucado antes do GP do Brasil e havia uma vaga aberta para aquela corrida. Sarrazin aceitou e foi mais rápido que o outro titular, Marc Gené, por todo o final de semana. Acabou abandonando por um acelerador emperrado, mas impressionou.
Nick Heidfeld e Stéphane Sarrazin foram companheiros na F-E (Foto: F-E)
"Eu era piloto de testes da Prost e de repente a Minardi me chamou para uma vaga. Claro que eu aceitei. Depois do Brasil, me pediram para assinar imediatamente para uma temporada completa", contou.
 
Só que o chefe o segurou. Prost garantiu que ele receberia uma das vagas de seu time no ano seguinte e, portanto, não era para assinar o contrato com a Minardi. Assim ele fez. 
 
"Me ligaram várias vezes, Minardi e Rumi [os donos da equipe], mas Prost disse 'Não, não, você não vai guiar para eles. Você vai guiar para mim ano que vem'. Esse foi o meu erro, acho que o erro da minha carreira", disse.
 
Só que não foi isso o que aconteceu. Prost usava motores Peugeot, mas queria um novo fornecedor para 2001. A Mercedes era a favorita, e por isso Alain foi para Nick Heidfeld. Sarrazin contou ter ficado arrasado.
 
"Mas nessa época eu era amigo de Alain e para mim ele era um Deus. Quatro vezes campeão mundial. Então guiar para ele era uma honra. Segui Alain, mas quando cheguei em segundo no campeonato da F-3000 atrás do Nick, ele disse 'Desculpa, não posso te levar. Tenho que levar Nick pelo motor da Mercedes para o próximo ano'. Eu fiquei completamente perdido. Ele partiu meu coração. Mas é parte do jogo", lembrou. 
Stéphane Sarrazin (Foto: F-E)
"Eu estava sozinho, tinha 23 anos e é difícil ficar nesse mundo sem um agente. Se eu tivesse um agente forte, talvez ele tivesse dito 'Alain, vamos para a Minardi e depois disso falamos sobre o ano que vem'", seguiu.
 
A Prost existiu até o final da temporada 2001 – aliás, sem o acordo com a Mercedes, utilizou motores Ferrari com o selo da Acer. Sarrazin jamais teve uma vaga de titular na F1, embora tenha passado perto da Toyota em 2002.
 
Na F-E, Prost é o chefe da e.dams e foi campeão do Campeonato de Equipes na temporada inicial – Sarrazin é piloto da Venturi, onde foi, coincidentemente, companheiro de Heidfeld na primeira temporada da categoria.
 
VEJA NA ÍNTEGRA A EDIÇÃO #13 DO PADDOCK GP

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.