Sauber afirma que Alfa Romeo “estava ciente” de acordo com Audi na Fórmula 1

Frédéric Vasseur — antes de ser anunciado como chefe da Ferrari no ano que vem — deixou claro que a Alfa Romeo foi informada sobre as negociações com a fabricante alemã

Atualmente operando na Fórmula 1 sob o nome de Alfa Romeo, a Sauber já tem uma nova parceria encaminhada para 2026 e sabe que a Audi vai assumir parte do controle da equipe após a introdução dos novos motores na categoria. A marca italiana, portanto, seguirá ativa na F1 até 2023 e Frédéric Vasseur — antes de ser anunciado como chefe da Ferrari no ano que vem — deixou claro que eles foram informados sobre as negociações com a fabricante alemã.

“Eles estavam cientes. Então, eles tomaram a decisão de parar no final de 2023, foi uma decisão deles e nós respeitamos isso. Temos ainda 2024 e 2025, mas não estou nem um pouco preocupado. Você logo entenderá o porquê”, disse ele após o anúncio, talvez já dando spoilers sobre sua ida à escuderia de Maranello.

“Honestamente, não é nada negativo fazer negócios com a Audi, estou animado com as corridas, não com x, y e z. Adoro estar na pista, realizar e fazer um trabalho melhor este ano do que no ano anterior”, encerrou, quando questionado sobre a animação do paddock com a chegada da Audi.

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Audi a será parceira da Sauber e vai comprar uma parte da equipe para entrar na F1 (Foto: Audi)

A intenção de parceria, contudo, nunca foi uma surpresa ou segredo: a Sauber sempre foi vista como o alvo para que a Audi não tivesse de iniciar uma operação do zero na Fórmula 1, ainda mais pagando a taxa de US$ 200 milhões como novata.

A parceria da Audi com a Sauber estabelece uma nova etapa do projeto desde o anúncio. Enquanto o novo motor de 2026 será desenvolvido no Motorsport Competence Center da Audi em Neuburg, a Sauber vai desenvolver e fabricar os carros em sua sede em Hinwil, na Suíça. A Sauber também será responsável pelo planejamento e execução das operações da corrida.

Em 2026, a Fórmula 1 passará por mais uma grande mudança, com a chegada dos motores com tecnologia sustentável, pré-requisito fundamental para a Audi decidir entrar no campeonato. As unidades de potência serão mais eficientes do que são hoje, como aumento da energia elétrica. O trem de força elétrico terá quase tanta potência quanto o motor de combustão interna, que chega a 400 kW. Os motores turbo de 1,6 L serão alimentados por combustível sintético sustentável que é neutro em CO₂, de acordo com os padrões estabelecidos pela União Europeia.

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