Sauber realça união após problemas nos pit-stops: “Juntos na derrota ou na vitória”

Alessandro Alunni Bravi, chefe da Sauber, afirmou que harmonia na equipe será chave para solucionar dificuldades durante paradas dos boxes

Envolvida em um problema crônico durante os pit-stops na temporada 2024, a Sauber tem na união um trunfo para suplantar a turbulência na Fórmula 1. Alessandro Alunni Bravi, chefe da equipe, reconheceu a necessidade de solucionar a falha, mas reforçou que todos em Hinwil estão “juntos, na vitória ou na derrota”.

Em três provas disputadas até aqui, ao menos um dos pilotos da Sauber enfrentou alguma intercorrência durante pit-stop em cada uma dessas etapas. Na Austrália, Guanyu Zhou e Valtteri Bottas sofreram com longas paradas, o que extinguiu as chances do time terminar nos pontos.

A resolução do problema parece ser mais complexa do que se esperava, como a própria Sauber admitiu. Com novos equipamentos para a realização da troca de pneus, similar aos utilizados pelas principais equipes, o time de Hinwil construiu novas porcas. Entretanto, com o aquecimento dos freios durante as corridas, o encaixe entre as partes não tem sido adequado, o que tem atrasado algumas das paradas.

Diante do episódio, o líder da Sauber não quis apontar o dedo para culpados, mas fortalecer os relacionamentos. Além de muito trabalho, Alunni Bravi enxerga que a união será determinante para resolver a questão.

Alessandro Alunni Bravi vê pontos de evolução na Sauber (Foto: Sauber)

“Para mim, é considerável mostrar aos nossos pilotos que estamos juntos, que trabalhamos unidos, mesmo quando temos um problema como esse. Seja na vitória ou na derrota, isso é o mais significativo nessa situação”, afirmou o chefe da Sauber.

“Como disse para toda a equipe, temos de assumir a responsabilidade quando as coisas não estão na direção correta. É trabalhar juntos para evoluir”, prosseguiu.

Alunni Bravi ponderou que o desempenho da Sauber progrediu em Melbourne em comparação com as etapas anteriores, mas reconheceu que as falhas nos pit-stops tiraram as chances de alcançar um bom resultado. O dirigente aproveitou a ocasião para, mais uma vez, se desculpar com Bottas e Zhou.

“Voltamos desse final de semana com coisas positivas, mas, claro, comprometidas pelos atrasos nos boxes. Queremos trabalhar muito, essa foi outra oportunidade perdida”, apontou.

Sauber cometeu erros nas três primeiras corridas deste ano (Foto: AFP)

“É importante [pedir desculpas aos pilotos], porque tivemos problemas recorrentes de pit-stop, duas vezes com Valtteri. Ele fez uma corrida forte e quero mantê-lo muito motivado em todos os GPs. O mínimo que posso dizer é desculpas”, encerrou.

Fórmula 1 retorna com a temporada 2024 no próximo final de semana, entre os dias 5 e 7 de abril, com o GP do Japão, em Suzuka.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.