Vettel cobra “transparência” em Caso Horner e espera que “tempo esclareça” caos na Red Bull

Ex-piloto da Red Bull, Sebastian Vettel pediu mais transparência na investigação do caso envolvendo Christian Horner, e ainda comentou sobre a briga de poder entre o chefe da equipe e Helmut Marko

Piloto de maior sucesso da história da Red Bull na Fórmula 1 com quatro títulos conquistados entre 2010 e 2013, Sebastian Vettel comentou sobre a crise interna pela qual a equipe austríaca vem passando. Amigo de longa data de Christian Horner, o alemão pediu mais transparência na investigação do caso envolvendo o chefe dos taurinos.

Apesar do fim de semana ruim na Austrália, quando Max Verstappen abandonou por causa de um problema nos freios e Sergio Pérez cruzou a linha de chegada apenas em quinto, o time de Miton Keynes continua sendo a grande força na categoria principal do automobilismo. No entanto, o clima nos bastidores da escuderia não é dos melhores em meio às acusações contra Horner e a briga declarada de poder entre o dirigente e Helmut Marko, consultor-esportivo. Toda a confusão tem ameaçado até mesmo a permanência de Verstappen para 2025.

Vettel, que conhece muito bem todos os envolvidos, comentou sobre a situação dentro da esquadra da marca de energéticos. “Naturalmente, conheço muito bem a equipe, o Christian e o Dr. Marko, também da minha época. No entanto, é muito difícil para mim formar uma opinião sobre isso, porque não se sabe o que aconteceu e o que não aconteceu”, disse o tetracampeão à Sky alemã.

“Acredito que todos desejam um pouco mais de transparência a esse respeito, mas espero que o tempo esclareça tudo”, cobrou.

Mais vezes campeão com a Red Bull, Sebastian Vettel cobrou transparência dentro da equipe (Foto: Getty Images/Red Bull Content Pool)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

O ex-piloto de F1, que está prestes a retornar às pistas para competir no Mundial de Endurance (WEC) pela Porsche, sempre foi uma figura muito ativa na luta por causas importantes, como mais diversidade no esporte e sustentabilidade. Agora, Vettel reforçou o pedido por transparência, não só na Red Bull ou na classe rainha, mas em todas as esferas da sociedade.

“Transparência é um grande tema dos nossos tempos. Deveria desempenhar um papel mais forte não apenas na F1, mas em geral. Acredito que os processos podem ser revelados, que devemos nos atrever a dar esses passos”, afirmou Sebastian.

“Penso que, com o princípio de não ter nada a esconder, não deveríamos recuar diante da transparência. Isso vale para o esporte em geral. Acredito que muitos espectadores estariam interessados nisso. Mas se as informações estiverem acessíveis, muitas perguntas seriam respondidas por si só”, finalizou Vettel.

Fórmula 1 retorna com a temporada 2024 em duas semanas, entre os dias 5 e 7 de abril, com o GP do Japão, em Suzuka.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.