Vettel destaca desafio de aprendizado com novos carros: “Montanha alta para escalar”

Piloto da Aston Martin afirmou que será um longo ano na busca pela melhor adaptação e desenvolvimento os novos bólidos da Fórmula 1

O QUE É ‘PORPOISING’ E POR QUE OS CARROS DA FÓRMULA 1 2022 ESTÃO QUICANDO?

Às vésperas da sua 14ª temporada na Fórmula 1, Sebastian Vettel está diante de um dos maiores desafios da carreira. A chegada do novo regulamento mudou radicalmente a concepção dos carros, o que promove aos pilotos e as equipes um intenso processo de aprendizado. Nesse cenário, o alemão da Aston Martin traçou um paralelo com o alpinismo, e afirmou que será necessário escalar uma grande montanha para encontrar a melhor adaptação e desenvolvimento ao bólido.

Mesmo com o problema de vazamento de óleo no terceiro dia de testes de pré-temporada em Barcelona, o AMR22 apresentou um nível considerável de confiabilidade e somou 295 voltas, com os 174 giros de Vettel e os 121 de Lance Stroll – que não foi à pista no dia 3.

O acúmulo de voltas no Circuito de Barcelona deixou o piloto alemão otimista. “Fizemos um bom número de voltas”, destacou o tetracampeão do mundo, em entrevista ao site da F1. Porém, Vettel ressaltou que o momento é de muito aprendizado sobre os novos componentes, que inclusive exigem uma nova abordagem da condução do carro.

“O carro precisa ser conduzido de uma maneira diferente, estou jogando com estilos de pilotagem e com o que posso fazer. Da mesma forma, estamos lidando com o carro, estamos tentando resolver alguns problemas que temos, alguns dos desafios que enfrentamos, para encontrar soluções”, apontou.

Vettel acumulou 174 voltas nos testes de pré-temporada em Barcelona (Foto: F1)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Diante do desafio causado pelo novo e revolucionário regulamento da F1, o alemão traçou um paralelo com o montanhismo e acredita que os pilotos vão enfrentar dificuldades em busca da melhor adaptação e desenvolvimento que podem ser comparadas à escalada.

“Então, ainda há muito o que fazer. Todo mundo está no plano e ainda há uma montanha muito, muito íngreme e alta para escalar”, prosseguiu. “Não posso dizer no momento que estamos vendo o pico, mas acho que o desafio é divertido e a crença é de que um dia chegaremos a esse pico, espero que antes da temporada”, completou.

Nesse cenário, Vettel salientou que será um longo ano em busca do melhor acerto. “Acho que será um longo ano de qualquer maneira”, continuou. “Todo mundo provavelmente está no mesmo barco em termos de aprendizado sobre esses carros e alguns problemas. Mas até agora tudo está bem”, comentou.

Além desse aspecto, o piloto de 34 anos trouxe à tona o seu lado observador sobre os carros e ficou surpreso com os designs diferentes entre os bólidos em Barcelona. “Estou surpreso que haja uma diferença tão grande, eu esperava que os carros fossem mais parecidos. É bom ver que as pessoas escolheram caminhos diferentes em filosofias de design”, destacou.

Leia também

+Haas deixa vaga titular aberta, mas põe Fittipaldi em teste: “Para isso que serve”
+Hill manifesta apoio após saída de Masi da Fórmula 1: “Sinto pena do cara”

Em fase final de preparação para a segunda sessão de testes, desta vez no Bahrein, o tetracampeão reiterou que não sabe ao certo qual equipe vai estar em vantagem neste início de temporada, mas espera que as mudanças não gerem uma disparidade grande entre os times.

“Qual deles vai se provar estar certo, veremos. Espero que eles estejam bem e seria ótimo se todos os carros estivessem muito próximos uns aos outros e [não houvesse] uma grande dispersão entre o pelotão”, concluiu.

Os testes em Sakhir acontecem entre esta quarta (10) e esta sexta-feira (12). No mesmo local, a temporada 2022 da F1 tem início no dia 20 deste mês.

HORA DA VERDADE: QUAIS PILOTOS PODEM VENCER CORRIDAS NA FÓRMULA 1 2022?
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.