Sir Lewis Hamilton? Hepta diz que honraria é merecida para “heróis não vistos”

O piloto igualou os sete títulos mundiais de Michael Schumacher. Apesar do feito, minimizou ser apontado como cavaleiro britânico, vendo a honra ser merecida por pessoas como médicos e veteranos de guerra

Lewis Hamilton não se vê na lista para receber a honraria de Cavaleiro da Ordem do Imério Britânico. O mais novo heptacampeão mundial de Fórmula 1 apontou que a comenda é merecida por heróis não vistos como veteranos de guerra e médicos nos hospitais. E que ele mesmo, Hamilton, não se vê como um herói: “Não salvei ninguém”, disse.

O reconhecimento como Sir, no Reino Unido, vem dos tempos medievais e associado a cavaleiros que serviam à nobreza. Nos dias atuais, qualquer pessoa, instituição, grupo ou órgão pode indicar um indivíduo.

Duas vezes ao ano, em janeiro e junho, são divulgados os nomes dos 1300 felizardos em listas, que são encaminhadas ao Primeiro Ministro e depois à Rainha Elizabeth II, que concede a honra.

No último final de semana, o piloto da Mercedes conquistou seu sétimo título na Fórmula 1 com a vitória no GP da Turquia. Após o feito, a família real britânica cumprimentou o piloto, britânico de 35 anos, em suas redes sociais. “Parabéns por igualar o recorde de sete títulos, assim como o recorde de vitórias, uma incrível conquista”.

Lewis Hamilton igualou o número de títulos de Michael Schumacher: sete (Foto: Mercedes)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

“Quando penso nessa honra, penso em pessoas como meu avó que lutou na guerra. No Sir Capitão Tom, que foi reconhecido e esperou 100 anos por essa incrível honra. Pessoas que estão trabalhando nos hospitais. Os enfermeiros e médios que estão salvando vidas nos tempos mais difíceis que enfrentamos”, falou Hamilton em entrevista ao diário inglês The Guardian.

“Penso naqueles heróis não vistos e não me vejo assim. Não salvei ninguém. É uma honra incrível concedida a um pequeno grupo de pessoas. Tudo o que posso dizer é que no pódio, ouvindo o hino nacional, ficou muito orgulhoso”, continuou Lewis, tranquilo sobre receber ou não a honraria.

“Sou muito orgulhoso de ser britânico e isso, como já disse antes, é o momento mais especial poder ser capaz de estar lá em cima representando uma nação”, encerrou o heptacampeão.

Alguns nomes que já receberam a honraria são Frank Williams, David Beckham, Elton John, Paul McCartney, Anthony Hopkins, Frank Lampard e até mesmo os brasileiros Gilberto Freyre, Carlos Ghosn e Pelé. Contudo, apenas pessoas de nacionalidade britânica podem ostentar o título de ‘Sir’. Entre pilotos, Jackie Stewart e Stirling Moss entram na seleta lista dos detentores da honraria da Ordem do Império Britânico.

Ouça os programas do GRANDE PRÊMIO no formato de podcast:
Anchor | Apple | Spotify | Google | Pocket Cast | Radio Public | Breaker

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube