Surpresa com críticas, Jordá se defende e convida lendária Mouton para conhecer trabalho na Lotus

Lenda do automobilismo mundial, Michèle Mouton, única mulher a vencer uma prova do Mundial de Rali, nos anos 80, disparou recentemente contra Carmen Jordá, dizendo que a espanhola está na F1 como pilota de desenvolvimento da Lotus usando “estratégias de marketing”

Michèle Mouton é uma das grandes lendas femininas do automobilismo em todos os tempos. Entre 1981 e 1982, a francesa, hoje com 64 anos, venceu nada menos que quatro provas do Mundial de Rali — incluindo o Rali do Brasil de 1982, ano em que foi vice-campeã do mundo — e atualmente é presidente da Comissão para Mulheres no Automobilismo da FIA (Federação Internacional de Automobilismo). Recentemente, Mouton elogiou o potencial de Simona de Silvestro, Danica Patrick, Susie Wolff e Beitske Visser, mas disse que Carmen Jordá, pilota de desenvolvimento da Lotus, não pode ser considerada um exemplo.

“Essas garotas conseguiram bons resultados em suas carreiras. Outras, de menos sucesso, conseguiram subir a escada do automobilismo, mas isso tem mais a ver com estratégias de marketing, e não estou interessada nisso”, disparou Mouton.

Carmen Jordá convidou Michèle Mouton para conhecer seu trabalho na Lotus (Foto: Lotus F1)

Entretanto, Jordá se mostrou surpresa com as críticas da lendária Michèle e a convidou para apresentar seu trabalho com a Lotus.

“Realmente me surpreendeu porque, se você não conhece alguém, então não deveria falar desta pessoa assim. Não tive a chance de dizer a ela o que está em meu programa. Ela teve bons resultados no rali, e isso nos dá uma razão para acreditar no automobilismo, mas não acredito que o rali seja o mesmo que a F1, de modo que realmente isso me surpreendeu”, declarou a espanhola de 27 anos ao site norte-americano ‘Motorsport.com’.

Carmen, nascida em Alcoi, na Comunidade Valenciana, tem uma carreira discreta no automobilismo. A pilota chegou a disputar, entre outras categorias, a Indy Lights e a GP3, por onde esteve em três temporadas, entre 2012 e 2014, mas não chegou a somar pontos. Ainda assim, foi contratada como pilota de desenvolvimento da Lotus, ajudando nos trabalhos no simulador do time em Enstone.

“Tentei entrar em contato com ela há dois anos, mas nunca conseguimos nos conhecer. Tem sido difícil entrar em contato com ela, mas lhe disse que ela viesse a uma corrida. Nunca veio”, explicou Jordá, dizendo que Mouton fala sobre a F1 sem conhecimento de causa.

“Vou tentar de novo, vou chamar para que ela venha aqui, e então eu lhe mostrarei o que estou fazendo e o que é um carro de F1. Talvez ela tenha pilotado um F1, mas nunca a vi fazendo nada que estivesse próximo da F1”, declarou. “Não tenho nada contra o rali, é um grande feito o que ela fez, mas não sei de rali e talvez ela não sabe de F1. Ficarei feliz se ela vier, e então eu lhe ensinarei meu programa”, concluiu.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.