Surpreso, Hamilton contesta convite a Petrov para ser comissário: “Não consigo entender”

Petrov deu entrevista altamente preconceituosa dias após o GP da Toscana na qual criticou protestos, BLM e foi extremamente ofensivo com a comunidade LGBTQ+. Agora, recebeu convite e será comissário da FIA no GP de Portugal

Por que Vitaly Petrov? O ex-piloto russo foi convidado para ser comissário da FIA no GP de Portugal cerca de um mês depois de dar entrevista com declarações que foram, no mínimo, antipáticas e, no máximo, preconceituosas. Na entrevista da FIA em Portimão, nesta quinta-feira (22), Lewis Hamilton foi questionado sobre o assunto e deixou claro que não gostou da decisão.

A entrevista de Petrov – primeiro piloto russo a ingressar no grid da F1, onde esteve entre 2010 e 2012 – aconteceu logo depois do GP da Toscana, em Mugello. Na ocasião, Petrov disparou um show de horrores ao falar sobre as camisas de Hamilton com os dizeres ‘Vidas Pretas Importam’ e ‘Prendam os Policiais que Mataram Breonna Taylor’, reclamou do ato de se ajoelhar em manifestação contra a violência policial e racismo sistêmico, afirmou que não existe racismo na Rússia e ainda colocou uma cereja no bolo com tosco questionamento de cunho homofóbico.

A vinda dele para tomar decisões de corridas tão pouco depois disso em tempos de ‘Corremos como Um’ foi surpreendente para o hexacampeão.

“Sim, claro, diria que é uma surpresa contratar alguém que acredita em coisas assim e fala dessa forma sobre coisas que estamos tentando lutar contra”, afirmou.

Lewis Hamilton usou camisa pedindo a prisão dos policiais que mataram Breonna Taylor (Foto: AFP)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!
Do Canadá/2007 a Eifel/2020: como Hamilton alcançou Schumacher em número de vitórias

“Mas a pergunta deveria ser para eles [FIA], na verdade. Não tem nada que eu possa fazer sobre isso”, seguiu.

“Deveríamos incluir pessoas que estão [de acordo com] estes tempos, que entendem o período que estamos vivendo e são sensíveis aos assuntos que nos cercam. Então, não consigo entender qual o objetivo ou o motivo particular para ele estar aqui, porque não é como se não tivessem outras boas opções”, comentou.

E Valtteri Bottas, que não costuma falar abertamente sobre questões de fora da pista, concordou. “Não ouvi tudo o que ele [Petrov] disse, então é difícil comentar. Mas, como Lewis falou, devemos todos pensar de forma condizente com as coisas que queremos promover”.

O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do GP de Portugal AO VIVO e EM TEMPO REAL. O começo das atividades é já na manhã desta sexta-feira, às 7h (de Brasília), com o primeiro treino livre. O TL2 está marcado para as 11h.

Ouça os programas do GRANDE PRÊMIO no formato de podcast:
Anchor | Apple | Spotify | Google | Pocket Cast | Radio Public | Breaker

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube