Toyota estreita laços com McLaren, mas plano de retorno na F1 segue prematuro

Acordo com Ryo Hirakawa e presença do presidente da Toyota nos boxes da McLaren em Suzuka aumentaram os rumores de uma possível parceria, mas por enquanto a fabricante japonesa desconversa sobre o retorno à F1

McLaren e Toyota estão se conhecendo e podem estreitar laços em um futuro próximo na Fórmula 1. Os rumores de uma parceria entre ambas, de acordo com a Autosport, começaram recentemente, após a equipe encerrar um acordo de longa data com a fabricante japonesa em Colônia, mudando seu programa para a nova sede em Woking.

Porém, o que parecia ser o fim de uma parceria, pode de fato ser uma aproximação. Uma das evidências disso veio antes do fim de semana do GP do Japão, quando a McLaren anunciou Ryo Hirakawa, piloto de fábrica da Toyota, como um de seus pilotos reservas para a temporada 2024.

Como parte do acordo, os japoneses se juntariam ao programa de simuladores da equipe britânica para a realização de alguns testes no carro laranja da temporada 2021. Ainda de acordo com a publicação, o acordo com Hirakawa ocorreu em meio a um esforço da Toyota de aumentar o vínculo com a Fórmula 1.

McLaren anunciou Hirakawa como reserva na F1 2024 (Foto: McLaren)

A presença do presidente da Toyota, Akio Toyoda, nos boxes da McLaren em Suzuka também alimentou ainda mais a ideia de um interesse em voltar à F1. Com isso, os ruídos de que a montadora japonesa seja um potencial parceiro de motores caso decisa retornar à categoria cresceram.

Andrea Stella, chefe da McLaren, revelou que os laços fazem parte de um acordo mais amplo com a Toyota. “Havia o elemento de que, ao iniciar um programa de desenvolvimento de pilotos, haveria muitas pessoas batendo em nossa porta. Buscamos talentos, temos credibilidade e por isso, estamos entusiasmados com Ryo e Toyota interessados em se juntar à nossa equipe”, disse.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

O conselheiro da Toyota Gazoo Racing, Kazuki Nakajima, desconversou sobre um retorno da fabricante à Fórmula 1, mas deixou as portas abertas caso as coisas mudem nos próximos anos. “Este acordo é realmente focado em apoiar o sonho de um piloto. No momento, não tem nada a ver com isso [voltar à F1]. Para o futuro, nunca sabemos”, falou.

A Toyota disputou oito temporadas na Fórmula 1, entre 2002 e 2009. Foram 139 GP’s, com três pole-positions e 13 pódios durante a passagem na categoria.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.