Bottas crê em “ótimo trabalho” de Hamilton na Ferrari e diz que Audi é “prioridade” na F1

Valtteri Bottas falou o que pensa sobre a saída de Lewis Hamilton da Mercedes e voltou a afirmar que a Audi é sua prioridade na Fórmula 1

Piloto da Mercedes entre 2017 e 2021, Valtteri Bottas foi companheiro de Lewis Hamilton durante cinco temporadas. O finlandês conhece bem as qualidades do heptacampeão, e não tem dúvidas de que o britânico vai fazer um ótimo trabalho na Ferrari. Sobre o futuro na Fórmula 1, o dono do carro #77 da Sauber reafirmou seu interesse em participar do projeto da Audi, que ingressa de vez na categoria em 2026.

No início de fevereiro, a notícia de que Hamilton optou por respirar novos ares e se mudar para Maranello em 2025 abalou o mundo do automobilismo. Lá, o ainda companheiro de George Russell terá de desafiar ninguém menos que Charles Leclerc, joia da esquadra comandada por Frédéric Vasseur. Bottas, no entanto, afirmou entender o movimento feito por seu ex-colega de garagem.

“Isso é a F1. As coisas acontecem. Infelizmente, todas as coisas boas eventualmente chegam ao fim, mas isso significa que novas portas se abrem”, disse o finlandês à emissora inglesa Sky Sports. “Estou feliz por Lewis. Ele obviamente tomou uma decisão e tenho certeza de que está ansioso por um novo começo”, continuou.

Sobre a chegada de Lewis à Ferrari, Valtteri não acredita que o piloto de Stevenage terá dificuldades para se adaptar ao ambiente e ao carro. “Será uma experiência diferente para ele, mas com toda a sua experiência na F1, ele sempre foi ótimo em lidar com as pessoas e em tirar o máximo proveito da equipe”, pontuou.

Bottas e Hamilton foram companheiros de equipe na Mercedes entre 2017 e 2021 (Foto: Reprodução)

“Tenho certeza de que ele fará um ótimo trabalho lá e também não deverá ter problemas para se acostumar com o carro. Ele é um cara bastante adaptável”, reconheceu Bottas.

A saída de Hamilton da Mercedes certamente vai agitar bastante o mercado de pilotos no decorrer da temporada. Todos estão de olho na vaga deixada pelo #44 na escuderia comandada por Toto Wolff, até mesmo Bottas, que já disse anteriormente que “não há nada que impeça um eventual retorno” à Brackley.

No entanto, o atual companheiro de Guanyu Zhou admitiu que está focado no projeto da Audi para 2026, quando a marca alemã tomará totalmente o controle da Sauber. “A prioridade é estar aqui”, garantiu.

Agora em preto e verde, a Sauber aguarda a chegada da Audi em 2026 (Foto: Sauber)

Bottas tem apenas mais um ano de contrato com o seu atual empregador e, por isso, sabe que não pode pensar em mais nada a não ser conquistar bons resultados pela equipe, caso queira continuar na categoria em 2025.

“É um ano de contrato para mim e nada foi confirmado ainda, mas é uma grande motivação ter um bom começo de ano e, espero, um bom futuro com uma grande marca”, explicou o piloto de 34 anos. “Agora não é hora de pensar nisso. É hora de correr e, então, veremos o que acontece”, completou.

Na última segunda-feira (5), a Sauber apresentou seu novo carro para a temporada 2024 da F1, o C44. Com ele, a equipe comandada por Alessandro Alunni Bravi espera ir além da nona posição conquistada no Mundial de Construtores do ano passado, quando somou apenas 16 pontos.

A Fórmula 1 retornas às pistas entre os dias 21 e 23 de fevereiro, com os testes coletivos de pré-temporada no Bahrein, no circuito de Sakhir.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.