Bottas culpa desgaste de pneus por 12º lugar na Hungria: “Carro só é bom em volta única”

Valtteri Bottas reconheceu que a largada difícil tornou as coisas mais difíceis na corrida, mas admitiu que o carro da Alfa Romeo só é competitivo em sessões de classificação

O ritmo da Alfa Romeo surpreendeu durante a classificação para o GP da Hungria, em que conseguiu levar os dois carros ao Q3 e viu Guanyu Zhou e Valtteri Bottas alinharem os carros em quinto e sétimo, respectivamente. No entanto, a dupla acabou despencando na tabela durante a corrida e o melhor resultado da equipe italiana na etapa húngara foi o 12º lugar do finlandês. A queda no desempenho foi atribuída ao desgaste acentuado dos pneus.

Os problemas da Alfa Romeo durante o GP da Hungria começaram logo na largada. Zhou perdeu a resposta do acelerador e despencou para 15º, enquanto Bottas precisou desviar do companheiro de equipe para evitar uma batida e caiu para nono. 

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

(Vídeo: DAZN)

Depois disso, o #77 nunca mais teve ritmo para brigar por pontos e, embora tenha se figurado em décimo quando os pilotos começaram a ir para os boxes trocar os pneus, fechou o domingo apenas em 12º. A queda de performance foi justificada pela alta degradação de pneus da C43.

“É decepcionante [não ter ritmo] quando se larga de uma posição tão boa. Infelizmente Zhou teve um problema na largada, então tive que contorná-lo. Perdi um pouco de tempo, mas também todos os carros que tinham pneus macios estavam voando na primeira volta. Mesmo depois disso, nunca senti que tinha ritmo para tentar ganhar posições”, lamentou Bottas.

Valtteri Bottas anda desconfiado da Alfa Romeo (Foto: Alfa Romeo)

“[Na classificação] definitivamente tivemos um ritmo melhor em relação aos outros. De alguma forma, em uma única volta, o carro vai bem. Mas assim que os pneus vão para a corrida começamos a perder cada vez mais aderência. Acho que realmente, nesta pista, nosso carro é bastante decente, mas ainda assim quando se trata de eficiência e quem tem a melhor aerodinâmica, quem tem mais downforce acaba tendo uma degradação maior dos pneus”, finalizou.

Em meio aos problemas com desempenho na corrida, a Alfa Romeo ocupa a penúltima posição no Mundial de Construtores com apenas nove pontos somados. No entanto, a disputa pelo sétimo lugar contra a Williams (11) e Haas (11) ainda está em aberto.

Fórmula 1 volta já no próximo final de semana, entre os dias 28 e 30 de julho, para a disputa do GP da Bélgica, em Spa-Francorchamps. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da temporada 2023 AO VIVO e em TEMPO REAL. Sábado e domingo, ainda tem a transmissão em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, no canal 1 do GP no YouTube.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.