Bottas nega impasse em conversa com Sauber e admite: “Não há nada que possa fazer agora”
Valtteri Bottas ainda aguarda renovação com a Sauber para 2025, mas confessa que situação está fora de seu controle no momento
Com apenas seis rodadas restantes na temporada 2024 da Fórmula 1, ainda há um assento vago na categoria para o ano que vem. A Sauber ainda não definiu o companheiro de equipe de Nico Hülkenberg para 2025 e Valtteri Bottas segue na expectativa de renovar o vínculo que tem com a equipe suíça. No entanto, o finlandês confessa que a situação “não está mais em suas mãos”.
Anteriormente, Bottas havia dito que esperava definir o futuro antes do GP dos Estados Unidos, o que não aconteceu. Com isso, o experiente piloto destacou que apenas resta ter o “melhor desempenho possível” neste fim de semana e esperar “as decisões finais”.
De início, Gabriel Bortoleto ganhou a atenção da Sauber com boas performances na Fórmula 2 e surgiu como favorito à segunda vaga da Sauber para 2025. No entanto, desde então, o brasileiro perdeu terreno para Bottas, que passou a ser o favorito, enquanto Franco Colapinto e Mick Schumacher também surgiram na disputa.
“Acho que mencionei que estava esperando resolver tudo antes de Austin, mas ainda estamos aguardando as decisões finais. Acho que essa pergunta é mais para o Mattia [Binotto] responder do que para mim. No momento, recebi a mensagem de que não há nada que possa fazer agora, e isso não está nas minhas mãos. Claro, estou tentando ter o melhor desempenho possível neste fim de semana e espero que isso melhore as coisas”, comentou Bottas à imprensa nesta quinta-feira (17) em Austin.
O finlandês também aproveitou para negar rumores de que haveria um impasse financeiro entre os lados na negociação de renovação de contrato. Bottas destacou que “conhece os termos que está propondo” e disse que o salário pedido “não deve ser um problema”.
“Temos mantido contato semanalmente e conheço os termos que estou propondo e estou basicamente esperando pelo sinal verde. E acho que a Audi deve ter o orçamento, pelo menos é o que se comenta. Então, não acho que isso deva ser um problema”, pontuou.
Por fim, Bottas também confessou que está ciente de que há uma chance boa de não estar no grid da Fórmula 1 em 2025. Apesar de não querer se encontrar nesta situação, o ex-piloto da Mercedes afirmou que tenta manter uma “atitude positiva” para ter o melhor desempenho possível e demonstrar seu valor.
“Na situação em que estou agora, com apenas um assento disponível, é claro que há um risco. Eu amo a Fórmula 1 e quero correr na Fórmula 1. Então, naturalmente, é uma situação um pouco estranha. Mas é onde estamos e tive muito tempo para pensar sobre várias coisas”, disse.
“Sempre mantenho uma atitude positiva, porque realmente sinto e acredito que deveria estar naquele assento. Sinto que seria o melhor para os interesses da equipe. Então, é por isso que estou mantendo uma atitude positiva. E, como disse, não há muito mais que possa fazer agora, além de ter um bom desempenho na pista e trabalhar duro com a equipe”, encerrou.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP dos Estados Unidos, em Austin e transmite sprint shootout, classificação e corridas em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Depois das atividades de cada dia, debate tudo o que aconteceu no Briefing. Na sexta-feira (18), o treino livre está marcado para a 14h30 (de Brasília GMT-3). Depois, às 18h30, acontece a classificação da sprint. No sábado (19), a prova curta será às 15h, com a classificação às 19h. No domingo (20), a largada está marcada para as 16h.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: Norris perde prazo de transformar domínio em título e só bate Verstappen com sorte