Bottas reconhece “sorte” no Catar, mas valoriza atualizações da Alfa Romeo

Após oitavo lugar no GP do Catar, Valtteri Bottas afirmou que a nova asa traseira ajudou a equipe a entender as atualizações na C43

Após dois abandonos seguidos nos GPs de Singapura e Japão, Valtteri Bottas terminou a perna asiática da F1 de maneira positiva com o oitavo lugar no Catar. Após somar mais quatro pontos na temporada 2023 e contribuir para a Alfa Romeo ultrapassar a Haas no Mundial de Construtores, Bottas destacou que o fator sorte e as atualizações contribuíram para que a equipe terminasse com os dois carros na zona de pontuação pela primeira vez no ano.

“Sinto que definitivamente fizemos algum progresso agora e finalmente entendemos 100% as atualizações”, iniciou o finlandês, que igualou o seu melhor resultado em 2023 conquistado no GP do Bahrein.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

A Alfa Romeo finalmente pontuou com os dois carros em 2023 (Foto: Alfa Romeo)

Embora nova asa dianteira tenha sido determinante para o pacote aerodinâmico causar um impacto positivo na C43, Bottas ressaltou que muito ainda precisa ser feito para que o carro seja competitivo em velocidade de reta.

“Definitivamente ajuda um pouco. Mas ainda estamos nos arrastando. Acho que ainda somos provavelmente os mais lentos de reta, então é algo a se trabalhar”, acrescentou.

Mesmo que a Alfa Romeo tenha somado seis pontos no Catar e ficado a apenas sete tentos atrás da Williams, sétima colocada, o finlandês apontou que o desempenho em Lusail não garante uma nova chegada no top-10 no GP dos EUA. Os abandonos de Lewis Hamilton e Carlos Sainz, além da tripla punição de Sergio Pérez por exceder os limites de pista, que fez o mexicano da Red Bull chegar em décimo, ajudaram o time de Hinwil.

“Claro que tivemos sorte de certa forma porque Lewis [Hamilton] estava fora, e [Carlos] Sainz não largou. Então, caso contrário, teria sido difícil. Mas, às vezes, é preciso de um pouco de sorte”, apontou.

“A próxima corrida é em uma pista bastante diferente [em comparação com o Catar], mas parece que fomos definitivamente um pouco mais competitivos nesta semana”, concluiu.

Fórmula 1 volta na próxima semana, entre os dias 20 e 22 de outubro, em Austin, com o GP dos Estados Unidos, o primeiro da última perna tripla da temporada. E o GRANDE PRÊMIO acompanha tudo.

Sem parceria com Renault, Andretti PERDE FORÇA para F1? | GP às 10
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.