Bottas supera Hamilton e larga na frente em corrida sprint da Fórmula 1 na Itália

Valtteri Bottas superou Lewis Hamilton por 0s096 no fim da classificação e vai largar na frente na corrida sprint da F1 em Monza

BRIEFING | TUDO SOBRE A CLASSIFICAÇÃO DO GP DA ITÁLIA DE FÓRMULA 1

Quem esperava ver Lewis Hamilton como o mais rápido da classificação viu Valtteri Bottas brilhar quase no crepúsculo de Monza nesta sexta-feira (10). O finlandês virou 1min19s555 na última tentativa de volta rápida, superou o companheiro de equipe por 0s096 e garantiu o direito de largar na frente na corrida sprint da Fórmula 1 na Itália. O feito não vale ao piloto a conquista da pole para efeitos de estatística.

Max Verstappen, por sua vez, vai largar em terceiro, lado a lado com Lando Norris, de uma McLaren que foi muito bem neste fim de tarde no norte da Itália. Daniel Ricciardo vai abrir a terceira fila do grid neste sábado e partirá ao lado da AlphaTauri de Pierre Gasly.

Carlos Sainz foi o melhor dentre os pilotos da Ferrari e obteve o sétimo lugar no grid da corrida sprint em Monza, dividindo assim a quarta fila com o companheiro de equipe Charles Leclerc. Sergio Pérez obteve apenas o nono lugar na sessão, enquanto Antonio Giovinazzi foi novamente bem com a Alfa Romeo e completou o top-10.

VALTTERI BOTTAS; MONZA; CLASSIFICAÇÃO; MERCEDES; FÓRMULA 1;
Valtteri Bottas derrotou Lewis Hamilton na classificação em Monza (Foto: Mercedes)

Assista AO VIVO ao BRIEFING pós-classificação da Fórmula 1, que vai analisar tudo sobre o que aconteceu nesta tarde na sessão que definiu o grid da corrida sprint na Itália. Com apresentação de Victor Martins e comentários de Evelyn Guimarães e Gabriel Carvalho. Tudo no canal do GRANDE PRÊMIO no YouTube.

A Fórmula 1 volta a acelerar neste sábado a partir de 7h (de Brasília, GMT-3) com o treino livre 2. Já a corrida sprint, ou corrida de classificação, está marcada para 11h30. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL.

Quartararo foi atacado por uma abelha dentro do capacete em treino da MotoGP em Aragão (Vídeo: MotoGP)

Saiba como foi a classificação do GP da Itália de F1

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Q1: Mercedes dá o tom e coelho se salva

Com 25ºC de temperatura ambiente e 33ºC na pista, a Fórmula 1 acelerou para a incomum classificação nesta sexta-feira em Monza. Como parte do regulamento para o fim de semana marcado pela corrida sprint, os pilotos tiveram como escolha mandatória os pneus macios para os três segmentos da sessão desta tarde.

MONZA; CURVA ALBORETO; CLASSIFICAÇÃO; F1;
Detalhe da Curva Alboreto no começo da classificação em Monza (Foto: Fórmula 1/Reprodução)

A equipe da casa abriu a tabela de tempos com Carlos Sainz na frente. O espanhol virou 1min22s495, mas a marca foi logo quebrada por Max Verstappen, que virou 1min22s108. Só que o holandês foi superado pela McLaren de Lando Norris, que cravou 1min21s681, deixou Max para trás por 0s427 e tomou a dianteira do Q1.

Dentre os pilotos da Mercedes, Valtteri Bottas virou 1min20s804, mas o tempo foi facilmente batido por Lewis Hamilton, que registrou 1min20s543 para fazer uma dobradinha provisória na frente. A McLaren aparecia bem demais com Daniel Ricciardo em terceiro, à frente de Pierre Gasly e do surpreendente Antonio Giovinazzi, enquanto Norris era o sexto e Verstappen apenas o sétimo.

A Mercedes sobrava, enquanto Verstappen reclamava do tráfego intenso à sua frente. O holandês era um dos pilotos que xingava muito no rádio diante da enorme quantidade dos carros que andavam próximos uns dos outros. Outro que bradou foi Gasly, enquanto Charles Leclerc disparou: “É uma bagunça”. O monegasco quase foi acertado também por Nikita Mazepin na saída do pit-lane e disparou contra a Haas, que liberou o russo quase em cima da Ferrari #16. “Como o deixaram sair?”.

BAGUNÇA; CLASSIFICAÇÃO; FÓRMULA 1; MONZA;
O que se viu no Q1 em Monza foi uma enorme bagunça (Foto: Fórmula 1/Twitter)

Quando conseguiu ter um pouco de pista limpa à frente, Verstappen virou o terceiro melhor tempo do Q1, seguido por Sainz e Leclerc, enquanto Ricciardo aparecia em sexto.

Com a proximidade do fim do Q1, vários pilotos deixaram novamente os boxes para a última tentativa de volta rápida. E, novamente, muito próximos uns dos outros, o que criava um enorme risco de acidente. Tudo porque cada competidor buscava o vácuo para garantir um tempo suficiente para avançar ao Q2.

COELHO; NICHOLAS LATIFI; MONZA; CLASSIFICAÇÃO;
Um coelho cruzou a pista e por pouco não foi atropelado no Q1 (Foto: Fórmula 1)

Yuki Tsunoda teve sua volta rápida deletada por exceder os limites de pista na curva 11 e foi eliminado ao lado de Nicholas Latifi, Mick Schumacher, Robert Kubica e Nikita Mazepin. O tempo deletado do piloto japonês salvou George Russell da eliminação. O britânico, futuro piloto da Mercedes, passou para a segunda fase da sessão. Quem se salvou também foi um coelho, que cruzou a pista à altura da curva Di Lesmo e escapou do que poderia ter sido um trágico atropelamento.

Q2: Vettel e Alonso são eliminados; McLaren vai bem

Os primeiros tempos na segunda parte da sessão foram feitos pelos carros da Red Bull. Verstappen superou Pérez ao cravar 1min20s710. Mas logo a ordem mudou quando Bottas assumiu a ponta, que logo foi conquistada por Hamilton, dono do grande desempenho da sexta-feira ao cravar 1min19s936, apenas 0s096 mais rápido que o companheiro de equipe.

A McLaren aparecia novamente muito bem e colocava Norris e Ricciardo em terceiro e quarto, respectivamente, enquanto Gasly era o quinto com a AlphaTauri, à frente de Verstappen e de Giovinazzi.

SERGIO PÉREZ; RED BULL; MONZA
A Red Bull não conseguiu ser uma concorrente real nesta sexta-feira em Monza (Foto: Lars Baron/Getty Images/Red Bull Content Pool)

No meio da classificação, a Mercedes anunciou a troca de todos os componentes da unidade motriz do carro de Bottas, que vai usar o quarto motor na temporada, o que acarreta punição com a perda de posições no grid. Desta forma, o finlandês já tinha a ciência de que vai largar no fim da fila da corrida principal, no domingo.

Os pilotos saíram do pit-lane novamente muito próximos para os minutos finais do Q2. “É inacreditável o que está acontecendo aqui”, disparou Verstappen depois de conseguir se desvencilhar dos carros e acelerar. No meio daquela balbúrdia, a Aston Martin soltou o carro de Sebastian Vettel muito em cima da Mercedes de Hamilton e, por muito pouco, não houve um acidente no pit-lane.

Alpine e Aston Martin amargaram a eliminação com seus dois carros. Caíram Vettel, Lance Stroll, Fernando Alonso e Esteban Ocon, além de George Russell. Avançaram para a fase final Hamilton, Bottas, Norris, Verstappen — que melhorou seu tempo no fim do Q2 —, Ricciardo, Gasly, Giovinazzi — novamente no Q3 e à frente dos pilotos da Ferrari —, Sainz, Leclerc e Pérez.

LANDO NORRIS; MONZA; CLASSIFICAÇÃO; SEXTA-FEIRA;
Lando Norris foi um dos destaques da sexta-feira em Monza (Foto: McLaren)

Q3: Bottas supera Hamilton e larga na frente na corrida sprint

Foi a Mercedes, ampla favorita, que saiu na frente e liberou primeiro seus pilotos para a pista na fase final da classificação. O primeiro a completar sua volta foi Bottas, que cometeu um erro no segundo setor e chegou a colocar a roda traseira esquerda na terra. O finlandês virou 1min20s388.

Hamilton foi melhor que o companheiro de equipe e o superou em 0s439 para registrar 1mi19s949. Em seguida, porém, Verstappen deixou claro que não venderia barato a primeira posição do grid da corrida sprint para o rival. O líder do campeonato virou tempo apenas 0s017 mais lento que Lewis e subiu para segundo. E sem vácuo.

A McLaren novamente apareceu muito bem com Norris em terceiro e Ricciardo em quarto, enquanto Bottas era apenas o quinto.

Confiante em quebrar o favoritismo de Hamilton, a Red Bull levou à pista Pérez pouco à frente de Verstappen para buscar o vácuo na tentativa final de volta rápida. Só que Max não conseguiu melhorar na sequência da sua volta e ficou com o mesmo tempo.

Quem voou na sua tentativa de volta rápida foi Bottas, que superou Hamilton por 0s096. O heptacampeão não conseguiu melhorar seu tempo e foi superado pelo companheiro de equipe, que vai largar na frente na corrida sprint de sábado em Monza.

F1 2021, GP da Itália, Monza, Grid da Corrida Sprint:

1V BOTTASMercedes 1:19.555  
2L HAMILTONMercedes 1:19.651+0.096 
3M VERSTAPPENRed Bull Honda 1:19.966+0.411 
4L NORRISMcLaren Mercedes 1:19.989+0.434 
5D RICCIARDOMcLaren Mercedes 1:19.995+0.440 
6P GASLYAlphaTauri Honda 1:20.260+0.705 
7C SAINZFerrari 1:20.462+0.907 
8C LECLERCFerrari 1:20.510+0.955 
9S PÉREZRed Bull Honda 1:20.611+1.056 
10A GIOVINAZZIAlfa Romeo Ferrari 1:20.808+1.253 
11S VETTELAston Martin Mercedes 1:20.913+1.358 
12L STROLLAston Martin Mercedes 1:21.020+1.465 
13F ALONSOAlpine 1:21.069+1.514 
14E OCONAlpine 1:21.103+1.548 
15G RUSSELLWilliams Mercedes 1:21.392+1.837 
16Y TSUNODAAlphaTauri Honda 1:21.925+2.370 
17N LATIFIWilliams Mercedes 1:21.973+2.418 
18M SCHUMACHERHaas Ferrari 1:22.248+2.693 
19R KUBICAAlfa Romeo Ferrari 1:22.530+2.975 
20N MAZEPINHaas Ferrari 1:22.716+3.161 
  Tempo 107% 1:25.124+5.569 
O GP da Holanda reiterou a tônica da temporada 2021 da Fórmula 1: a Red Bull é a melhor equipe. Ouça no Paddockast #120

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar