Vettel avalia F1 como “complexa demais” para fãs e pede cuidado para manter raízes do automobilismo

Sebastian Vettel não é um cara que esconde muito suas impressões. O tetracampeão mundial não tem uma língua solta como a de Bernie Ecclestone, por exemplo, mas faz suas opiniões conhecidas. Ele considera que a F1 está num caminho perigoso onde pilotos vão sendo escondidos e fãs mantidos em ignorância de frente a traquitanas impossíveis de entender

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

O último de uma longa lista de pilotos, dirigentes e envolvidos de todas as sortes a avisar à F1 sobre os perigos de se perder foi Sebastian Vettel. O tetracampeão mundial falou sobre as traquitanas dos carros atuais acabando com a empatia do grande público. E avisou: melhor que Bernie Ecclestone e companhia fiquem atentos para que a F1 não perca completamente as raízes com o automobilismo.
 
Segundo Vettel, a F1 precisa entender que mesmo com as tentativas de ser mais amiga do meio ambiente, as mudanças que promove não podem diminuir o papel dos pilotos. Isso porque no momento, o Mundial é de entendimento muito complicado.
 
"Em síntese, acho que o esporte deveria estar no centro das coisas e deveria ser uma questão de quem guia mais rápido. Hoje os carros desempenham um papel importante, assim como era no passado, mas não devemos nos perder em regras complicadas. Nossa audiência tem que poder se identificar com nossos carros de novo. No momento, a F1 é complexa demais e falta som [o som do motor Ferrari, inclusive, já foi divulgado]", disse.
Sebastian Vettel fala fácil (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)
Outro ponto levantado por Sebastian é o domínio total da Mercedes desde de a introdução dos motores V6 turbo. O monólogo da fábrica das três pontas fez com que muitos fãs perdessem o interesse, segundo o maior campeão da F1 em atividade.
 
"O domínio da Mercedes nos últimos dois anos tirou a animação de muitos fãs. Somado a isso, o fato de que as novas regras focam demais nos detalhes. Creio que devemos ser cuidadosos para não perdermos as raízes do automobilismo. Eu certamente espero que os carros do futuro estejam mais ao alcance [dos fãs]", seguiu.
 
Desde o final da última temporada tem se falado sobre um possível desafio de Vettel ao título, especialmente aumentado pelas afirmações como a do presidente Sergio Marchionne de que não ganhar um campeonato em breve será uma "tragédia". Mas o tetracampeão mesmo segue tomando bastante cuidado para não falar demais.
 
"Não é segredo que ainda não estamos onde gostaríamos [a Ferrari], e as coisas precisam melhorar. Não chegamos neles pela soma de muitas coisas. Sabemos que nosso pacote não era forte o bastante para se aproximar da Mercedes ou passar, mas estamos trabalhando nisso e estamos no caminho", avaliou.
 
Uma conversa sobre um time dos sonhos na Mercedes ao lado de Lewis Hamilton também chegou a ser ventilada como possibilidade, mas Vettel gosta de contemplar a chance de encerrar a carreira em Maranello.
 
"Estou muito confortável com onde estou agora e não penso em outras opções", afirmou. "Pode ser [que encerre aqui]. Sou o tipo de pessoa que não salta fora depois de um ano. Nunca fiz isso antes em qualquer área da vida. Estou feliz onde estou no momento. Temos uma meta em comum que queremos atingir juntos. A Ferrari é especial para mim. Mesmo quando criança eu sonhava em correr pela Ferrari no futuro", encerrou Seb.
 
As cartas nas mangas de equipes e pilotos começam a ser conhecidas na próxima semana, quando a pré-temporada começar em Barcelona. O campeonato inicia em 20 de março com o GP da Austrália.
 
VEJA A EDIÇÃO #15 DO PADDOCK GP, COM LUCAS DI GRASSI

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;

google_ad_slot = “8352893793”;

google_ad_width = 300;

google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth

document.MAX_ct0 = '';

var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');

var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);

document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.