Vettel contesta punição, garante que diminuiu velocidade e sugere problema com telemetria nos EUA

Sebastian Vettel está pela bola 7 no campeonato de 2018. Com Lewis Hamilton aparecendo bem nos Estados Unidos e podendo ser campeão no domingo, o alemão foi punido por desrespeitar o limite de velocidade em bandeira vermelha. Mas Vettel não gostou nem um pouco

A sexta-feira (19) teve pouca ação na pista em Austin, mas mesmo assim Sebastian Vettel terminou o dia como o grande perdedor. Primeiro porque Lewis Hamilton mostrou tremendo controle quando esteve no traçado, mas especialmente porque o tetracampeão sofreu uma punição e três posições no grid de largada para o GP dos Estados Unidos. E ele não gostou.
 
Vettel questionou a informação utilizada pelos comissário da FIA para afirmar que ele não diminuiu a velocidade suficientemente após a bandeira vermelha causada por Charles Leclerc no TL1. Segundo Vettel, ele diminuiu, sim, a velocidade e sugeriu a possibilidade de um erro da telemetria. 
Sebastian Vettel (Foto: AFP)

"Deveria haver bom senso nas regras. É errado dizer que eu não cumpri as normas por 27s7. Eu diminuí a velocidade e procurei o que tinha acontecido. A regra é clara, então já sabemos como funciona. É a primeira vez que acontece no molhado, mas precisamos ir literalmente a 40 ou 50 km/h para cumprir o exigido", reclamou.

 
"Provavelmente farei isso da próxima vez, mas na minha opinião isso não é correto, porque se tiver outro carro atrás de você pode haver uma batida. Parece que o mais importante é que não te punam", seguiu.
 
"Os comissários foram muito específicos dizendo que demorei 27s7 para diminuir a velocidade. Vi a bandeira, diminui e olhei para ver se tinha algum carro no muro nas curvas nove e dez, e diminuí o suficiente para cumprir a norma. Foi simples. Talvez tenha havido um erro no sistema de cronometragem. Não sei, mas eu diminuí", encerrou. 
Kimi Räikkönen teve um primeiro dia bem complicado no Texas. O finlandês também andou bem pouco, ficando em sexto no TL1 e em nono no TL2. Kimi garantiu, no entanto, que não liga para os tempos.
 
"Pouca coisa aconteceu hoje. As condições da pista estavam bem complicadas, mas tentamos o que deu. Eram poucos pneus disponíveis, então não podíamos gastar muito. Não prestei muita atenção nos tempos de volta, eram condições diferentes. Mas foi tudo bem, evoluímos um pouco entre os treinos, mas difícil julgar com a pista desse jeito. Ainda precisamos aprender coisas do carro", disse.
 
Após dois treinos em pista molhada, agora Vettel vai para o sábado buscando a recuperação no TL3 e na classificação.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.