Vettel passeia de novo e chega à oitava vitória seguida em 2013 em Austin. Massa é só 13º

Mais uma vez sem adversários, Sebastian Vettel passeou pela pista do Circuito das Américas e conquistou sua oitava vitória seguida neste domingo (17). Romain Grosjean e Mark Webber completam o pódio

A cobertura completa do GP dos EUA de F1 no GRANDE PRÊMIO
As imagens do domingo da F1 nos Estados Unidos
Automobilismo na TV: a programação do fim de semana

Sebastian Vettel beija troféu da vitória em Austin (Foto: Getty Images)
Sebastian Vettel foi seu único rival no GP dos Estados Unidos de F1. Partindo da pole neste domingo (17), o tetracampeão fez uma ótima largada, disparou na ponta e não deu mais chances aos rivais. Com o triunfo na pista de Austin, o rubro-taurino chega a sua oitava vitória consecutiva na temporada 2013 da F1.
 
Romain Grosjean também exibiu uma boa performance, mas não foi páreo para o conjunto Vettel – Red Bull. O francês, entretanto, precisou se defender da pressão de Mark Webber na maior parte da disputa, mas ganhou um fôlego nos giros finais por conta do desgaste dos pneus do australiano. 
A quarta colocação ficou com Lewis Hamilton, que acabou isolado na posição. O titular da Mereces recebeu a bandeirada com 27s3 de atraso em relação a Vettel e com pouco mais de 2s de vantagem para Fernando Alonso, o quinto colocado. O asturiano, aliás, garantiu a vaga no top-5 depois de vencer um duelo com Nico Hülkenberg nos metros finais do Circuito das Américas. 
 
Apoiado pelos mexicanos que compareceram ao circuito texano, Sergio Pérez garantiu a sétima colocação. Valtteri Bottas aparece na sequência para somar seus primeiros pontos na F1 – com os quatro pontos conquistados pelo finlandês, a Williams pontuou apenas pela segunda vez na temporada.
 
Nico Rosberg aparece na nona colocação, com Jenson Button fechando a lista dos dez melhores. Confirmando as previsões apocalípticas que fez para o fim de semana, Felipe Massa não conseguiu exibir uma boa performance e recebeu a bandeirada nos Estados Unidos em 13º, 1min16s9 atrás de Vettel. 
 
 
Confira como foi o GP dos EUA de F1 neste domingo

O GP dos EUA neste domingo (17) começou com a Red Bull preocupada com a caixa de câmbio do carro do pole de Sebastian Vettel, mas, quando as luzes se apagaram na reta principal do Circuito das Américas, o tetracampeão pulou na frente, sem maiores dificuldades. Mark Webber, como virou costumeiro e ainda saindo do lado com menos aderência, perdeu tempo no início e acabou vendo Romain Grosjean ultrapassá-lo logo no contorno da primeira curva. Quem veio forte também foi Lewis Hamilton, já roubando o terceiro posto do australiano.

Nico Hülkenberg rapidamente assumiu o quinto lugar, à frente de um esperto Sergio Pérez. Fernando Alonso se colocou em sétimo, à frente de Valtteri Bottas, Paul di Resta e Daniel Ricciardo. Vale dizer que, com exceção do francês Jean-Éric Vergne, todo mundo largou com pneus duros neste domingo.

Largada em Austin (Foto: Getty Images)

Mas antes mesmo que a corrida completasse a primeira volta, Adrian Sutil, que largara do fundo grid, foi atingido por Pastor Maldonado em plena reta de oposta. Sem controle, o alemão da Force India foi de encontro ao guard-rail, encerrando, assim, sua participação da etapa norte-americana. O piloto nada sofreu. 

Por causa do incidente, o safety-car foi acionado na abertura da segunda passagem. A corrida ficou sob o comando do carro de segurança por dois giros. Na relargada, Seb saiu bem, sem dar chance a Romain. Um pouco mais atrás, Hülkenberg se via em disputa pelo quinto posto com Pérez. Os dois chegaram a trocar de posições, mas o alemão venceu o duelo. Quem vinha forte também era Alonso. O espanhol da Ferrari #3 tentava alcançar a dupla Hülk/Pérez.

Neste meio tempo, Max Chilton cumpriu seu drive-through por conta da punição recebida ainda no treino classificatório de sábado. Esteban Gutiérrez, por sua vez, decidira ir ao pits no segundo giro, para mudar os pneus médios para os duros, evidenciando a clara intenção de não parar mais na prova. 

Com sete giros, Vettel já começava se distanciar de Grosjean, com volta mais rápida em cima de volta rápida. A ordem atrás do dois era: Hamilton, Webber, Hülkenberg, Pérez, Alonso, Bottas, Di Resta e Ricciardo. Massa vinha apenas em 13°.

Com a asa dianteira avariada por conta do toque com Sutil mais cedo, Maldonando recebeu a indicação de bandeira preta e laranja e teve de se dirigir rapidamente aos boxes para a troca da asa. Isso na volta 9.

Fernando Alonso tentou escalar o pelotão no início da corrida (Foto: Getty Images)

Lá na frente. Seb despencava na ponta, deixando Grosjean sozinho em segundo, quase cinco segundos atrás. Hamilton vinha em terceiro, tentando escapar de Webber, enquanto Alonso perseguia Pérez e Hülkenberg pelo quinto lugar. E foi no fim da volta 13 que Webber finalmente superou Hamilton. Um pouco mais atrás, Ricciardo comandava uma interessante batalha pelo décimo lugar, contra Nico Rosberg e Heikki Kovalainen.

Aí Hamilton, agora em quarto, se queixava da pouca aderência dos pneus e perdia, portanto, rendimento, permitindo a aproximação de Hülkenberg, Pérez e Alonso. Enquanto isso, Kovalainen foi o primeiro a abrir a janela de pit-stop. Foi na 18ª passagem que o finlandês, vindo do 12° lugar, parou para calçar os pneus duros. Heikki voltou em 16°. Na pista, Rosberg superava Ricciardo para assumir o décimo posto. Já Alonso perseguia Pérez, ainda pelo sexto posto.


Enquanto Vettel já tinha uma diferença próxima de nove segundos para Grosjean, Button, que brigava com Massa pelo 13°, foi aos boxes na volta 21. O brasileiro, por sua vez, foi chamado uma passagem depois e retorno à frente do inglês da McLaren, no 15° posto.
Pérez, então, foi ir aos boxes, abrindo caminho a Alonso na pista. Isso no 23° giro. Ainda sem paradas, Vergne vinha em sétimo, sofrendo com intensa pressão de Gutiérrez. Pérez era o nono, enquanto Rosberg aparecia em décimo.

A ultrapassagem do mexicano da Sauber sob o francês da Toro Rosso aconteceu na 25ª passagem, mesma volta em que a Mercedes chamou Hamilton para os pits. Vettel, Grosjean, Webber, Hülkenberg e Alonso completavam o top-5 sem nenhum pit-stop ainda.

Aí o espanhol foi chamado pela Ferrari no giro 27°. A boa parada da equipe italiana fez o bicampeão voltar à frente de Pérez, em sétimo.

Pit-lane movimentado em Austin (Foto: Getty Images)

Na sequência, na volta 28, Vettel foi aos boxes e foi seguido por Hülkenberg. Webber veio na passagem seguinte. Então líder, Grosjean visitou os pits na 30ª passagem.

Assim sendo, com todos já calçados com pneus duros, Vettel retomou a liderança, com Grosjean em segundo, logo à frente de Webber e Hamilton. Hülkenberg era quinto, enquanto Alonso vinha em sexto. Pérez, Gutiérrez, Bottas e Di Resta completavam os dez primeiros. Massa era apenas o 14°.

Webber, então, começou a tirar diferença para Grosjean, andando em média dois décimos mais rápido que o francês. Mais atrás, Gutiérrez era superado pelo Bottas, que assumia o oitavo lugar. Mas aí o mexicano foi aos boxes, na 37ª volta.

Lá na frente, o australiano da Red Bull já não conseguia mais andar no mesmo ritmo e via a distância para Grosjean aumentar. O francês, por sua vez, tinha uma performance mais próxima da de Vettel, que seguia líder.

A 17 voltas do fim, Massa, que vinha em 12°, optou por parar novamente e calçar os médios. O brasileiro voltou à pista em 16°. Um pouco à frente do ferrarista, o décimo colocado Di Resta lidava com a pressão de Ricciardo e Button.

Já Alonso, em sexto, já infernizava a vida de Hülkenberg. E a ultrapassagem não tardou. Na volta 45, o espanhol passou o alemão no fim da reta principal. Alguns metros antes, Ricciardo também superava o escocês da Force India.

As últimas voltas do GP dos EUA viram um Webber tentando alcançar Grosjean, que administrava com tranquilidade o assédio do veterano. Mais atrás, Button superava em uma bonita manobra o australiano Ricciardo, pela décima posição. O giro final da corrida ainda veria um duelo entre Alonso e Hülkenberg. O alemão ainda tentou mais vez passar o espanhol, que devolveu a ultrapassagem em seguida.

Na ponta, Seb já celebrava a oitava vitória seguida em 2013, batendo o recorde de triunfos que pertencia a Michael Schumacher e a Alberto Ascari. Essa também é 38ª vez na carreira que o alemão cruza a linha de chegada em primeiro, e a 12ª nesta temporada.

Foram 8 vitórias seguidas e 12 no total nesta temporada da F1 (Foto: Getty Images)

Depois da corrida, os comissários puniram Jean-Éric Vergne por ter bloqueado a passagem de Esteban Gutiérrez na volta final, tendo acrescido 20 segundos ao seu tempo de corrida. Assim, caiu de 12º para 16º, passando seu posto a Felipe Massa.

Agora, a F1 viaja para o Brasil, onde encerra o campeonato no próximo fim de semana, em Interlagos. O GRANDE PRÊMIO cobre ‘in loco’ a prova em São Paulo.

F1, GP dos EUA, Circuito das Américas, final:

              P
1 Sebastian VETTEL ALE Red Bull Renault 1:39:17.148 56 voltas 1
2 Romain GROSJEAN FRA Lotus Renault +6.284   1
3 Mark WEBBER AUS Red Bull Renault +8.396   1
4 Lewis HAMILTON ING Mercedes +27.358   1
5 Fernando ALONSO ESP Ferrari +29.592   1
6 Nico HÜLKENBERG ALE Sauber Ferrari +30.400   1
7 Sergio PÉREZ MEX McLaren Mercedes +46.692   1
8 Valtteri BOTTAS FIN Williams Renault +54.509   1
9 Nico ROSBERG ALE Mercedes +59.141   1
10 Jenson BUTTON ING McLaren Mercedes +1:17.278   1
11 Daniel RICCIARDO AUS Toro Rosso Ferrari +1:21.004   1
12 Felipe MASSA BRA Ferrari +1:26.914   2
13 Esteban GUTIÉRREZ MEX Sauber Ferrari +1:31.707   2
14 Heikki KOVALAINEN FIN Lotus Renault +1:35.603   2
15 Paul DI RESTA ESC Force India Mercedes +1:31.853   2
16 Jean-Éric VERGNE FRA Toro Rosso Ferrari +1:24.574 P +20s 1
17 Pastor MALDONADO VEN Williams Renault +1 volta   1
18 Jules BIANCHI FRA Marussia Cosworth +1 volta   1
19 Giedo VAN DER GARDE HOL Caterham Renault +1 volta   1
20 Charles PIC CHN Caterham Renault +1 volta   2
21 Max CHILTON ING Marussia Cosworth +2 voltas   2
  Adrian SUTIL ALE Force India Mercedes +56 voltas NC 0
               
  Melhor volta            
  Sebastian VETTEL ALE Red Bull Renault   1:39.856 volta 54  
               
REC Sebastian VETTEL ALE Red Bull Renault RB8   1:35.657 17/11/2012  
MV Sebastian VETTEL ALE Red Bull Renault RB8   1:39.347 18/11/2012  
               
  Condições do tempo   SOL   ar: 30-31ºC | pista: 35-37ºC

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.