Vettel passeia de novo e chega à oitava vitória seguida em 2013 em Austin. Massa é só 13º
Mais uma vez sem adversários, Sebastian Vettel passeou pela pista do Circuito das Américas e conquistou sua oitava vitória seguida neste domingo (17). Romain Grosjean e Mark Webber completam o pódio
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O GP dos EUA neste domingo (17) começou com a Red Bull preocupada com a caixa de câmbio do carro do pole de Sebastian Vettel, mas, quando as luzes se apagaram na reta principal do Circuito das Américas, o tetracampeão pulou na frente, sem maiores dificuldades. Mark Webber, como virou costumeiro e ainda saindo do lado com menos aderência, perdeu tempo no início e acabou vendo Romain Grosjean ultrapassá-lo logo no contorno da primeira curva. Quem veio forte também foi Lewis Hamilton, já roubando o terceiro posto do australiano.
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Nico Hülkenberg rapidamente assumiu o quinto lugar, à frente de um esperto Sergio Pérez. Fernando Alonso se colocou em sétimo, à frente de Valtteri Bottas, Paul di Resta e Daniel Ricciardo. Vale dizer que, com exceção do francês Jean-Éric Vergne, todo mundo largou com pneus duros neste domingo.
Mas antes mesmo que a corrida completasse a primeira volta, Adrian Sutil, que largara do fundo grid, foi atingido por Pastor Maldonado em plena reta de oposta. Sem controle, o alemão da Force India foi de encontro ao guard-rail, encerrando, assim, sua participação da etapa norte-americana. O piloto nada sofreu.
Por causa do incidente, o safety-car foi acionado na abertura da segunda passagem. A corrida ficou sob o comando do carro de segurança por dois giros. Na relargada, Seb saiu bem, sem dar chance a Romain. Um pouco mais atrás, Hülkenberg se via em disputa pelo quinto posto com Pérez. Os dois chegaram a trocar de posições, mas o alemão venceu o duelo. Quem vinha forte também era Alonso. O espanhol da Ferrari #3 tentava alcançar a dupla Hülk/Pérez.
Neste meio tempo, Max Chilton cumpriu seu drive-through por conta da punição recebida ainda no treino classificatório de sábado. Esteban Gutiérrez, por sua vez, decidira ir ao pits no segundo giro, para mudar os pneus médios para os duros, evidenciando a clara intenção de não parar mais na prova.
Com sete giros, Vettel já começava se distanciar de Grosjean, com volta mais rápida em cima de volta rápida. A ordem atrás do dois era: Hamilton, Webber, Hülkenberg, Pérez, Alonso, Bottas, Di Resta e Ricciardo. Massa vinha apenas em 13°.
Com a asa dianteira avariada por conta do toque com Sutil mais cedo, Maldonando recebeu a indicação de bandeira preta e laranja e teve de se dirigir rapidamente aos boxes para a troca da asa. Isso na volta 9.
Lá na frente. Seb despencava na ponta, deixando Grosjean sozinho em segundo, quase cinco segundos atrás. Hamilton vinha em terceiro, tentando escapar de Webber, enquanto Alonso perseguia Pérez e Hülkenberg pelo quinto lugar. E foi no fim da volta 13 que Webber finalmente superou Hamilton. Um pouco mais atrás, Ricciardo comandava uma interessante batalha pelo décimo lugar, contra Nico Rosberg e Heikki Kovalainen.
Aí Hamilton, agora em quarto, se queixava da pouca aderência dos pneus e perdia, portanto, rendimento, permitindo a aproximação de Hülkenberg, Pérez e Alonso. Enquanto isso, Kovalainen foi o primeiro a abrir a janela de pit-stop. Foi na 18ª passagem que o finlandês, vindo do 12° lugar, parou para calçar os pneus duros. Heikki voltou em 16°. Na pista, Rosberg superava Ricciardo para assumir o décimo posto. Já Alonso perseguia Pérez, ainda pelo sexto posto.
Enquanto Vettel já tinha uma diferença próxima de nove segundos para Grosjean, Button, que brigava com Massa pelo 13°, foi aos boxes na volta 21. O brasileiro, por sua vez, foi chamado uma passagem depois e retorno à frente do inglês da McLaren, no 15° posto.
A ultrapassagem do mexicano da Sauber sob o francês da Toro Rosso aconteceu na 25ª passagem, mesma volta em que a Mercedes chamou Hamilton para os pits. Vettel, Grosjean, Webber, Hülkenberg e Alonso completavam o top-5 sem nenhum pit-stop ainda.
Aí o espanhol foi chamado pela Ferrari no giro 27°. A boa parada da equipe italiana fez o bicampeão voltar à frente de Pérez, em sétimo.
Na sequência, na volta 28, Vettel foi aos boxes e foi seguido por Hülkenberg. Webber veio na passagem seguinte. Então líder, Grosjean visitou os pits na 30ª passagem.
Assim sendo, com todos já calçados com pneus duros, Vettel retomou a liderança, com Grosjean em segundo, logo à frente de Webber e Hamilton. Hülkenberg era quinto, enquanto Alonso vinha em sexto. Pérez, Gutiérrez, Bottas e Di Resta completavam os dez primeiros. Massa era apenas o 14°.
Webber, então, começou a tirar diferença para Grosjean, andando em média dois décimos mais rápido que o francês. Mais atrás, Gutiérrez era superado pelo Bottas, que assumia o oitavo lugar. Mas aí o mexicano foi aos boxes, na 37ª volta.
Lá na frente, o australiano da Red Bull já não conseguia mais andar no mesmo ritmo e via a distância para Grosjean aumentar. O francês, por sua vez, tinha uma performance mais próxima da de Vettel, que seguia líder.
A 17 voltas do fim, Massa, que vinha em 12°, optou por parar novamente e calçar os médios. O brasileiro voltou à pista em 16°. Um pouco à frente do ferrarista, o décimo colocado Di Resta lidava com a pressão de Ricciardo e Button.
Já Alonso, em sexto, já infernizava a vida de Hülkenberg. E a ultrapassagem não tardou. Na volta 45, o espanhol passou o alemão no fim da reta principal. Alguns metros antes, Ricciardo também superava o escocês da Force India.
As últimas voltas do GP dos EUA viram um Webber tentando alcançar Grosjean, que administrava com tranquilidade o assédio do veterano. Mais atrás, Button superava em uma bonita manobra o australiano Ricciardo, pela décima posição. O giro final da corrida ainda veria um duelo entre Alonso e Hülkenberg. O alemão ainda tentou mais vez passar o espanhol, que devolveu a ultrapassagem em seguida.
Na ponta, Seb já celebrava a oitava vitória seguida em 2013, batendo o recorde de triunfos que pertencia a Michael Schumacher e a Alberto Ascari. Essa também é 38ª vez na carreira que o alemão cruza a linha de chegada em primeiro, e a 12ª nesta temporada.
Depois da corrida, os comissários puniram Jean-Éric Vergne por ter bloqueado a passagem de Esteban Gutiérrez na volta final, tendo acrescido 20 segundos ao seu tempo de corrida. Assim, caiu de 12º para 16º, passando seu posto a Felipe Massa.
Agora, a F1 viaja para o Brasil, onde encerra o campeonato no próximo fim de semana, em Interlagos. O GRANDE PRÊMIO cobre ‘in loco’ a prova em São Paulo.
F1, GP dos EUA, Circuito das Américas, final:
P | |||||||
1 | Sebastian VETTEL | ALE | Red Bull Renault | 1:39:17.148 | 56 voltas | 1 | |
2 | Romain GROSJEAN | FRA | Lotus Renault | +6.284 | 1 | ||
3 | Mark WEBBER | AUS | Red Bull Renault | +8.396 | 1 | ||
4 | Lewis HAMILTON | ING | Mercedes | +27.358 | 1 | ||
5 | Fernando ALONSO | ESP | Ferrari | +29.592 | 1 | ||
6 | Nico HÜLKENBERG | ALE | Sauber Ferrari | +30.400 | 1 | ||
7 | Sergio PÉREZ | MEX | McLaren Mercedes | +46.692 | 1 | ||
8 | Valtteri BOTTAS | FIN | Williams Renault | +54.509 | 1 | ||
9 | Nico ROSBERG | ALE | Mercedes | +59.141 | 1 | ||
10 | Jenson BUTTON | ING | McLaren Mercedes | +1:17.278 | 1 | ||
11 | Daniel RICCIARDO | AUS | Toro Rosso Ferrari | +1:21.004 | 1 | ||
12 | Felipe MASSA | BRA | Ferrari | +1:26.914 | 2 | ||
13 | Esteban GUTIÉRREZ | MEX | Sauber Ferrari | +1:31.707 | 2 | ||
14 | Heikki KOVALAINEN | FIN | Lotus Renault | +1:35.603 | 2 | ||
15 | Paul DI RESTA | ESC | Force India Mercedes | +1:31.853 | 2 | ||
16 | Jean-Éric VERGNE | FRA | Toro Rosso Ferrari | +1:24.574 | P +20s | 1 | |
17 | Pastor MALDONADO | VEN | Williams Renault | +1 volta | 1 | ||
18 | Jules BIANCHI | FRA | Marussia Cosworth | +1 volta | 1 | ||
19 | Giedo VAN DER GARDE | HOL | Caterham Renault | +1 volta | 1 | ||
20 | Charles PIC | CHN | Caterham Renault | +1 volta | 2 | ||
21 | Max CHILTON | ING | Marussia Cosworth | +2 voltas | 2 | ||
Adrian SUTIL | ALE | Force India Mercedes | +56 voltas | NC | 0 | ||
Melhor volta | |||||||
Sebastian VETTEL | ALE | Red Bull Renault | 1:39.856 | volta 54 | |||
REC | Sebastian VETTEL | ALE | Red Bull Renault RB8 | 1:35.657 | 17/11/2012 | ||
MV | Sebastian VETTEL | ALE | Red Bull Renault RB8 | 1:39.347 | 18/11/2012 | ||
Condições do tempo | SOL | ar: 30-31ºC | pista: 35-37ºC |