Vettel é punido por ignorar bandeiras amarelas e larga em último no GP do Bahrein

Mesmo sem diminuir totalmente a velocidade após o incidente de Nikita Mazepin, Sebastian Vettel fez somente o 18º tempo na classificação

O alemão avisou a equipe pelo rádio que algo havia acertado o capacete durante o treino livre 3 em Sakhir (Vídeo: Reprodução/F1)

É difícil imaginar uma forma de Sebastian Vettel começar pior o primeiro fim de semana dele pela Aston Martin. Além de ser eliminado no Q1 e anotar o 18º melhor tempo do treino de classificação para o GP do Bahrein, Vettel acabou punido por ignorar bandeiras amarelas de precaução. Com a perda de cinco posições, larga em último.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

O momento em questão aconteceu nos últimos instantes do Q1 da classificação, quando Vettel se aproximava para abrir a última volta e Nikita Mazepin rodou no fim da reta dos boxes. O incidente levou a direção de prova expedir o sistema de bandeira amarela dupla sendo balançada.

O tetracampeão mundial não diminuiu a velocidade o bastante e acabou punido. De qualquer maneira, Vettel terminou à frente apenas de Mazepin e Mick Schumacher, companheiro do russo na Haas. Até Nicholas Latifi foi mais rápido. Mas até a Haas vai largar na frente de Vettel no fim das contas.

“Bottas, Vettel e Russell se aproximaram da cena e passaram por Mazepin. Bottas foi imediatamente instruído pela sua equipe a abortar a volta de acordo com as Anotações do Diretor de Corridas do Evento. Pérez e Russell receberam a bandeira quadriculada e receberam ordens de diminuir a velocidade, com Russell recebendo a informação adicional de que era um setor de amarelas dobradas”, disse a decisão dos comissários.

“Vettel não abandonou sua volta. Explicou aos comissários que viu fumaça na frente dele, mas estava sem certeza se era uma travada de pneu ou um carro parado até estar perto demais e a fumaça saiu de perto. Os comissários observaram que ele passou já tinha passado o painel de aviso quando iluminado quando se aproximava da cena, e os comissários naquele local ainda não haviam reagido com a bandeira amarela. Mesmo assim, Vettel se aproximou de um carro que estava parado de lado na pista e, por regra, isso necessitaria [a ação condizente com] bandeira amarela dupla sendo sacudida”, justificou.

Vettel também falou rapidamente na chegada ao Circuito Internacional de Sakhir. “Já estávamos muito para trás, então não vai fazer grande diferença. Espero que possamos vir com alguma tática esperta na estratégia para consegui subir na classificação e desfrutar da corrida”, finalizou.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e em TEMPO REAL o GP do Bahrein de Fórmula 1. Antes, a partir de 11h (de Brasília), a GP TV, o canal do GP no YouTube, faz a transmissão do BRIEFING, programa ao vivo que vai trazer as perspectivas para a primeira corrida da temporada e discutir as últimas informações vindas de Sakhir.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.