Vídeo: torcedor que filmava resgate do carro de Sutil flagra acidente de Bianchi com guindaste em Suzuka

Apesar de a FOM não tenha exibido as imagens do acidente de Jules Bianchi neste domingo (5), durante a corrida em Suzuka, um torcedor, da arquibancada, acabou flagrando o momento exato em que o Marussia de Bianchi atinge o guindaste que retirava o carro de Adrian Sutil da área de escape

Embora a FOM, empresa responsável pelos direitos comerciais e de imagem da F1, não tenha exibido as imagens do acidente de Jules Bianchi neste domingo (5), durante a corrida em Suzuka, um torcedor que filmava, da arquibancada, o trabalho dos fiscais no resgaste do carro de Adrian Sutil acabou também flagrando o momento exato em que o Marussia de Bianchi se choca violentamente contra o guindaste ainda na área de escape.

O piloto perdeu o controle do carro na curva 7 do circuito japonês e acertou o trator que retirava o carro ali parado de Sutil, que batera pouco antes no mesmo ponto. A velocidade do acidente se deu a mais de 200 km/h e estima-se que a pancada tenha sido a 50 G.

Bianchi se feriu gravemente com o impacto. O francês de 25 anos deixou a pista inconsciente, foi submetido a uma cirurgia ainda na noite de domingo, para minimizar um hematoma grave. Jules permanece internado na UTI do Hospital Geral de Mie e seu estado é crítico, mas estável

F1 2014: o acidente de Jules Bianchi com um guindaste no GP do Japão

Bianchi, de 25 anos, foi imediatamente atendido pela equipe médica do circuito e transportado de ambulância para o Hospital Geral de Mie, em Yokkaichi, cidade localizada a aproximadamente 10 km do autódromo nipônico. O piloto estava inconsciente, mas respirava por conta própria. Lá, Jules foi rapidamente submetido a uma cirurgia depois que uma tomografia computadorizada revelou um traumatismo craniano. A operação durou quatro horas. Após o procedimento, Jules foi transferido para a unidade de cuidados intensivos e permanece em estado crítico.

Na manhã desta segunda-feira (6), a Marussia soltou um comunicado em que pediu "paciência e compreensão" à imprensa e ao público com relação às informações do estado de saúde de Bianchi. Segundo a nota, as atualizações — que não vieram ainda no dia de hoje — são um pedido da família do piloto, que se encaminha ao Japão para acompanhar sua recuperação.

A corrida de domingo foi encerrada imediatamente após o acidente, e a vitória ficou com Lewis Hamilton, da Mercedes. Aos 25 anos de idade, Bianchi está em sua segunda temporada na F1, as duas pela Marussia, e é considerado o principal nome do programa de desenvolvimento de pilotos da Ferrari.

Um comunicado oficial foi divulgado pela FIA às 8h20 (de Brasília), dizendo que a tomografia mostrou que Bianchi "sofreu uma severa contusão craniana e está em cirurgia nesse momento." O piloto será movido para a UTI imediatamente após o final do procedimento cirúrgico.

FIA repete erro de 11 anos atrás ao permitir entrada de guincho sem acionar safety-car

JÁ QUE NÃO FOI POSSÍVEL antecipar o horário da largada do GP do Japão — a Honda, promotora da corrida, se recusou — apesar da preocupação com a aproximação do supertufão Phanfone, a FIA tomou todo o cuidado do mundo com a questão da chuva em Suzuka. Mandou o pelotão largar atrás do safety-car, deixou o carro de segurança na pista por mais tempo do que aparentava ser necessário e, assim, conseguiu evitar que acidentes graves acontecessem. Foi zelosa até demais, mas algo justificável.



O mesmo zelo faltou no momento de se resgatar o carro de Adrian Sutil após o acidente da 42ª volta da 14ª etapa da temporada 2014, disputada neste domingo (5).

Leia o editorial completo do GRANDE PRÊMIO.

As imagens do acidente com Jules Bianchi 
#GALERIA(5099,82555)

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.