Webber define novo regulamento da F1 como “passo em frente” e prevê queda nos tempos de volta ao nível de 2007

Aposentado das pistas desde o fim do ano passado, Mark Webber, durante as 12 Horas de Bathurst, falou sobre suas expectativas a respeito da F1 em 2017. Comentarista e ex-piloto, o australiano acredita que a categoria será mais empolgante e com tempos de volta que remetem a 2007, bem mais rápidos que os registrados até o ano passado. Webber também acredita que o motor vai ser muito mais importante no desempenho geral dos carros nesta nova temporada

Fora da F1 desde o fim de 2013 e aposentado das pistas com o fim da temporada do Mundial de Endurance no ano passado, Mark Webber hoje carrega sua experiência nas pistas para analisar o esporte a motor e traçar perspectivas para 2017. O australiano, com passagem por Jaguar, Williams e dono de uma trajetória vencedora na Red Bull, acredita que a F1 que o fã verá a partir dos testes da pré-temporada, no fim de fevereiro, vai ser bem mais empolgante e rápida do que nos últimos anos. Tudo em razão do novo regulamento técnico.
 
A expectativa da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) é que os tempos de volta despenquem entre 3 e 5s em relação aos últimos anos. Webber tem o pensamento na mesma linha e acredita que as marcas registradas serão parecidas ao que se viu na F1 há dez anos.
 
Traçando um paralelo com aquela época, a melhor volta do GP da Itália, em Monza, a pista mais rápida do calendário, foi de Fernando Alonso. Com seu McLaren-Mercedes na época, o bicampeão cravou 1min22s871. O espanhol, no ano passado, acelerando o McLaren-Honda MP4-31, registrou 1min25s340. No GP da Espanha, em Barcelona, Felipe Massa anotou 1min22s680 em 2007. No ano passado, a melhor marca foi de Daniil Kvyat, quase 4s mais lento com sua Toro Rosso: 1min26s948.

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Mark Webber prevê uma F1 bem mais empolgante em 2017, mas criticou os novos pneus (Foto: Pirelli)
Webber acredita que 2017 vai refletir a real capacidade dos pilotos com uma F1 que será muito mais exigente, mas também bem mais empolgante. “Quanto ao lado esportivo, deverá ser um bom passo em frente. Os carros vão ser mais rápidos do que foram durante muito tempo”, comentou o australiano durante a disputa das tradicionais 12 Horas de Bathurst, no último fim de semana, em entrevista veiculada pelo site norte-americano ‘Motorsport.com’. 
 
“Os pilotos voltarão a fazer valer seu salário, e vamos voltar a vê-los suando no pódio, o que é bom demais. Voltarão os tempos de volta como os de há dez anos. Acho que visualmente vai ser algo positivo”, completou.
 
Na visão de Webber, os motores vão ser muito mais importantes para o desempenho geral do carro com a adoção do novo regulamento.
 
“Os carros vão ter muito mais downforce, vão ser mais sensíveis do que nunca à potência. Vai ser preciso um motor mais potente porque os pneus serão mais largos e em razão do também o aumento do arrasto. Os carros serão mais pesados com os pneus maiores, o que é um pouco ruim porque isso vai deixá-los um pouco lentos”, salientou.
 
A única crítica de Webber está nos pneus. A Pirelli, apesar de deixá-los mais largos para obedecer às mudanças no regulamento técnico, manteve os pneus em 13 polegadas. O australiano entende que os pneus devem ter um perfil ainda maior do que vem sendo fabricado pela fornecedora italiana para esta temporada.
 
“Os carros devem parecer bem, exceção ao perfil dos pneus. Precisamos de um pneu de perfil maior. Eles ainda são bem pequenos neste sentido, mas o restante parece bem bom”, finalizou.
 
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