Williams admite Sainz como opção para F1 2025: “Seria tolice não tê-lo na lista”

James Vowles admitiu que a Williams tem preferência por piloto experiente para formar dupla ao lado de Alexander Albon em 2025, e, além disso, classificou Carlos Sainz como "um dos melhores" da Fórmula 1 no momento

Ainda sem destino definido para a temporada 2025 da Fórmula 1, Carlos Sainz teve seu nome ligado à Williams na última quinta-feira (23), em Mônaco, onde os pilotos se preparam para a oitava etapa do certame. Sem confirmar qualquer tipo de conversa, James Vowles, chefe da equipe inglesa, disse que o espanhol da Ferrari é “um piloto incrível” e que, por isso, seria um erro não tê-lo na lista de opções para o lugar de Logan Sargeant.

Após ser preterido pela escuderia de Maranello para abrir caminho para Lewis Hamilton, Sainz tem buscado analisar bem as opções para a próxima temporada. No entanto, algumas portas importantes, como na Mercedes e Red Bull, por exemplo, já foram fechadas, ao mesmo tempo em que o madrilenho não parece estar muito convencido a embarcar no projeto da Audi, que ingressa na categoria em 2026.

A Williams, então, que ainda procura um segundo piloto para formar dupla ao lado de Alexander Albon — que renovou contrato recentemente — em 2025, apareceu correndo por fora e, de acordo com a revista inglesa Autosport, está em negociações avançadas para contar com Carlos. Em Monte Carlo, Vowles não escondeu que o nome do espanhol é um dos que interessam a base de Grove, mas despistou sobre qualquer conversa específica com o piloto.

“Temos conversas acontecendo com alguns pilotos, mas é importante tratá-las de forma confidencial”, disse James em entrevista ao portal RACER, antes de começar a série de elogios a Sainz. “Acho que Carlos é tremendo, um piloto incrível. Ele venceu corridas onde outros não conseguiram, simples assim”, continuou.

F1 2024, GP DE MÔNACO, MONTE CARLO, QUINTA-FEIRA, FERRARI, CARLOS SAINZ
James Vowles admitiu interesse em poder contar com Carlos Sainz na Williams (Foto: Ferrari)

“Durante anos — e não me refiro a meses, mas anos — acho que ele esteve absolutamente entre os melhores. Se voltarmos aos dias de Toro Rosso, ele estava em pé de igualdade com Max [Verstappen]. Voltando à McLaren, ele estava em pé de igualdade com Lando [Norris]. Há todos os motivos para acreditarmos que ele é uma tremenda força da natureza, e seria tolice de qualquer equipe não tê-lo na lista de opções”, explicou o chefe da Williams.

“E certamente, do nosso ponto de vista, embora eu não queira confirmar com quem estamos conversando e o que estamos conversando, poderíamos dizer que as equipes seriam tolas se não o tivessem como parte de sua escalação”, acrescentou.

O próprio Vowles, porém, já admitiu que tem três opções principais para a próxima temporada. Na semana passada, em Ímola, Valtteri Bottas foi visto visitando às instalações da Williams e conversando com o dirigente, embora o nome mais forte nas últimas semanas tenha sido mesmo o de Andrea Kimi Antonelli, com o apoio de Toto Wolff, que cogita colocar o italiano de 17 anos na vaga de Hamilton.

Apesar de não descartar a possibilidade de ter um novato no cockpit, o mandatário deixou claro que contar com um piloto experiente seria mais vantajoso para a Williams neste momento de reconstrução. “Em primeiro lugar, a minha filosofia, de um modo geral, é investir em jovens talentos. Porque eu mesmo me formei há 30 anos e vi talentos extraordinários surgirem durante esse tempo”, lembrou.

Companheiro de Alex Albon para 2025 ainda não foi definido (Foto: Williams)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente:Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

“Temos de equilibrar isso com a fase pela qual a Williams está passando hoje, e de que força precisamos como resultado disso. E é um equilíbrio contínuo que não só eu, mas outras equipes também estão buscando. Acho que pelo momento, ter alguém experiente ao lado de Alex [Albon] nos próximos anos será uma grande força”, admitiu Vowles.

“Isso não significa que não tenha a mente aberta para pilotos mais jovens. Significa apenas que, tal como estamos hoje, penso que esta equipe está passando por uma transformação e, quando se passa por momentos assim, estabilidade e indivíduos experientes são uma grande força. Alex é claramente um deles, e ter um segundo, acho que seria uma bênção”, finalizou.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP de Mônaco de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após classificação e corrida. Na sexta-feira, o TL2 encerra o dia às 12h (de Brasília, GMT-3). No sábado, o TL3 abre as atividades às 7h30, ao passo que a classificação está marcada para as 11h. Por fim, a largada está marcada para as 10h do domingo.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.