Williams assume foco em 2026 e diz que atualizações “já são base para ano que vem”

Williams já quer focar o quanto antes no projeto de 2026, ano em que a Fórmula 1 introduz os novos regulamentos técnicos, e optou por tratar o carro do ano que vem como o mesmo projeto de 2024

A Williams, que entrou em 2024 com problemas para acertar o peso do carro, segue tentando trazer atualizações para melhorar o fraco desempenho do FW46. No entanto, a equipe já está com o foco voltado para 2026, temporada na qual a Fórmula 1 introduz o novo regulamento técnico. Com isso, Dave Robson, chefe de performance do time, destacou que o carro de 2025 será uma continuação do projeto atual da escuderia. 

Para otimizar tempo e recursos, a Williams entende que as próximas atualizações do FW46 servirão de base e inspiração para o monoposto da temporada que vem. Robson ainda destaca que avançar no desenvolvimento do projeto de 2025 o quanto antes vai “aliviar parte do trabalho”. 

Em 2024, a Williams está sofrendo para pontuar e tem apenas quatro pontos somados, colocando a equipe apenas à frente da Sauber, que segue zerada, e na nona colocação do Mundial de Construtores.

“Acho que o carro deste ano e o do próximo podem ser considerados apenas como um único projeto. O trabalho terminará no início de 2025 e haverá o caso de competir, mas não fazer muito. Isso, em parte por acaso, nos permitiu considerar essas grandes atualizações que virão e serão trazidas no final do ano, sabendo que efetivamente inspiram ou se tornam a base para o carro do próximo ano”, analisou.

Alexander Albon (Foto: Williams)

“Isso já começa a aliviar parte do trabalho. Avançamos parte do FW47, o que nos permitirá concentrar no carro de 2026 o mais rápido possível”, afirmou. 

Robson também disse que já é possível focar em alguns aspectos de 2026. Sem entrar em muitos detalhes, o engenheiro pontuou que, apesar de não conseguir trabalhar ainda na aerodinâmica do carro, o “processo está em andamento”.

“É um desafio interessante que falamos há algum tempo. Há partes de 2026 que podemos começar a olhar, não o lado aerodinâmico do regulamento, mas há outras coisas que podemos considerar e esse processo inevitavelmente está em andamento”, comentou.

“A aerodinâmica virá, embora tenhamos conseguido fazer um pouco sob a diretiva técnica da FIA. Isso está realmente nos ajudando a entender os regulamentos. Então, isso é sempre útil para colocar a mente de todos em 2026”, continuou. 

Logan Sargeant (Foto: Williams)

Mesmo pensando à frente, a Williams ainda vê a possibilidade de trabalhar um pouco mais no carro do ano que vem. No entanto, Robson destaca que isso só acontecerá de uma forma que não comprometa o trabalho no primeiro monoposto sob o novo regulamento. Inclusive, Alexander Albon já comentou que está confiante neste projeto e aceita “dor a curto prazo” para priorizar 2026.

“Equilibrar os recursos não apenas de agora, mas de vários meses atrás até os próximos anos vai ser complicado. Obviamente é o mesmo para todos e tenho certeza que a maioria das pessoas estará totalmente focada em 2026 quando chegar o ano que vem, então será interessante ver o que as pessoas farão em 2025”, disse.

“Para nós, teremos breves períodos no início do próximo ano em que o carro de 2026 sairá do túnel de vento e isso nos dará a oportunidade de um ou dois dias para colocar o FW47, ou seja, o carro de 2025. Se pudermos encontrar alguma maneira de trazer desempenho sem comprometer o programa de 2026, obviamente tentaremos isso. Mas suspeito que isso terminará bem no início do calendário e será completo do ponto de vista de recursos e orçamento no carro de 2026″, concluiu.

Depois das férias de verão, a Fórmula 1 está de volta neste final de semana, entre os dias 23 e 25 de agosto, para o GP dos Países Baixos, em Zandvoort.

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