Williams lamenta série de problemas no Bahrein: “Temos carro muito mais rápido”

James Vowles, chefe da Williams, lamentou os problemas enfrentados no GP do Bahrein, principalmente o superaquecimento dos motores que impediu que os pilotos do time britânico mostrassem o verdadeiro potencial do FW46

A temporada de 2024 da Fórmula 1 começou com uma série de problemas para a Williams. Depois de enfrentar dificuldades ainda nos testes de pré-temporada, a equipe britânica encontrou novos obstáculos no GP do Bahrein. Logan Sargeant terminou a corrida em último após escapar sozinho da pista, tudo por conta de um problema no volante que mexeu em seu balanço de freios.

“Com Logan, tivemos um movimento do equilíbrio dos freios não comandado até a frente, e é por isso que ele saiu da pista”, explicou James Vowles, chefe da Williams. “O equilíbrio do freio mudou para algo muito diferente do que ele queria”, contou.

Andando em 13º, o americano viu o volante alterar o balanço dos freios sozinho e foi parar fora da pista, arruinando completamente a prova. Sargeant precisou voltar aos boxes para trocar o volante e não voltou a sofrer com o problema, mas já havia perdido muito tempo e não conseguiu mais sair da última posição. No fim, terminou duas voltas atrás do vencedor, Max Verstappen.

Não bastassem os problemas eletrônicos, a Williams também sofreu com o superaquecimento de seus motores, tanto no carro de Sargeant quanto no de Alexander Albon. Vowles destacou que isso impediu o time de mostrar todo seu potencial na pista e, ainda que acredite que pontos não sejam uma realidade, comemorou o fato de seus rivais também não terem pontuado no Bahrein.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Williams sofreu com temperaturas do motor na estreia no Bahrein (Foto: AFP)

“Eu sei que temos um carro muito mais rápido do que isso. A nossa sorte é que – e eu não deveria estar pensando assim – nossos rivais diretos também não pontuaram. Então a corrida se anulou no fim das contas”, afirmou James.

“Havia muitas coisas que simplesmente não estavam funcionando corretamente. Em primeiro lugar, você deve ter visto que estávamos sofrendo com a temperatura do motor desde a segunda volta. Isso é incomum. Muitas vezes você pode ter problemas de temperatura do motor, mas normalmente eles aparecem um pouco mais tarde do que isso. Precisamos entender isso, porque foi muito, muito custoso”, contou o dirigente britânico.

“Então você não viu o nosso verdadeiro desempenho. Acho que o pelotão está muito próximo. Acho que temos potencial para ficar em 11º. Mas não para estar nos pontos, para ser claro. Temos trabalho a fazer para chegar lá”, concluiu o chefe da Williams.

A temporada 2024 da Fórmula 1 continua nesta semana, entre a quinta-feira (7) e o sábado (9), com o GP da Arábia Saudita, em Jedá. O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após segundo treino livre e classificação, além de antes e depois da corrida.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.