Tsunoda admite estresse por demora em renovação com AlphaTauri: “Não dormia”

Amplamente conhecido no universo da F1 como um piloto estressado, Yuki Tsunoda explicou que a insegurança pela demora na renovação de seu contrato no ano passado contribuiu para uma perda de foco no esporte

Yuki Tsunoda somou apenas dois pontos até aqui nas cinco corridas realizadas pela Fórmula 1 em 2023, mas, sem dúvidas, vem fazendo seu melhor campeonato desde que desembarcou na principal categoria do esporte a motor. Com um conjunto bastante deficiente na AlphaTauri, o japonês apresenta um desempenho bem mais forte do que seu companheiro de equipe, Nyck de Vries, e vem transformando os olhares daqueles que o viam apenas como um piloto ‘esquentado’ no grid.

E o próprio Tsunoda admitiu que houve uma mudança de mentalidade de um ano para o outro. O japonês, em fala bastante inusitada, admitiu que não tinha noção do quanto estar na Fórmula 1 representava para ele mesmo e reconheceu que esse sentimento surgiu apenas com o passar do tempo.

“Minha mentalidade em relação às corridas mudou levemente”, destacou Tsunoda ao portal inglês The Race. “Eu aprecio muito mais do que sentia nos meus primeiros anos de carreira. Eu sei o quanto correr significa para mim, e também o quanto a Fórmula 1 significa para mim, algo que eu não sentia há dois anos”, ressaltou.

“Eu estava, obviamente, focado”, garantiu. “Mas, se eu for olhar para trás, acho que não estava pronto para obter minha melhor performance, com força total e esforço contínuo em todas as corridas”, avaliou.

Tsunoda só tem dois pontos em 2023, mas soma corridas sólidas na temporada (Foto: AlphaTauri)

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Além disso, a renovação de contrato arrastada com a AlphaTauri, que só anunciou a continuidade de Tsunoda na reta final da temporada, prejudicou bastante o psicológico do piloto durante o campeonato. Segundo ele, a incerteza sobre o futuro dificultou as coisas, principalmente entre os GPs do Azerbaijão e do Japão.

“A equipe não havia anunciado minha renovação, e eu não sabia o que aconteceria comigo — literalmente, não tinha nenhum controle”, relembrou. “É por isso que eu não estava me sentindo mentalmente bem. Eu não dormia bem na maioria das noites. Esse estresse e esse cansaço não ajudavam nas corridas, são coisas que não preciso me preocupar agora”, destacou.

“Eu me distraí com várias coisas. Naquele momento, eu me esqueci de aproveitar a Fórmula 1. Senti que estava apenas pilotando para o chefe da equipe ou para conseguir um contrato, e não deveria ser assim. Quando olho para trás, com bons resultados na primeira metade da temporada, eu estava aproveitando. Sinto que essa é a coisa mais importante”, analisou.

Tsunoda garantiu ter uma mentalidade diferente em relação à F1 em 2023 (Foto: Red Bull Content Pool)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Por fim, Tsunoda explicou que todos esses problemas fizeram com que ele mudasse a mentalidade em relação ao esporte e aproveitasse mais as corridas. O impacto foi imediato, já que Yuki faz sua melhor temporada na F1 em 2023 — ainda que, devido ao conjunto deficitário da equipe de Faenza, só tenha somado dois pontos até aqui.

“Então, eu pude repensar o quanto a Fórmula 1 significa para mim e o quanto o esporte a motor significa para mim”, disse. “Algo mudou. Eu quero aproveitar e quero alcançar minha máxima performance. Se eu perder com isso, ao menos pude dar meu máximo em todas as corridas — e isso ajuda”, finalizou.

Após o cancelamento do GP da Emília-Romanha, a Fórmula 1 se prepara para retomar a temporada no próximo fim de semana, com a disputa do GP de Mônaco programada para as 10h (de Brasília) de domingo (28).

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.