Tsunoda ressalta importância de “controle emocional” para lidar com rejeição da Red Bull
Yuki Tsunoda também disse que percebeu que Liam Lawson seria escolhido pela Red Bull por conta de "comportamento de Christian Horner" com o japonês no fim de 2024
Yuki Tsunoda admitiu que a escolha de Liam Lawson por parte da Red Bull era “uma notícia que não queria ouvir”. No entanto, o japonês destacou o trabalho que tem feito para controle emocional, que foi uma das razões para lidar bem com o episódio e chegar com o lado mental afiado para a quinta temporada dele na Fórmula 1.
Tsunoda estreou na F1 em 2021 e se tornou uma atração à parte por conta da sua postura no rádio durante as atividades na categoria, quando os palavrões e descontrole do japonês repercutiam bastante — algo diferente do apresentando pelo piloto da Racing Bulls em 2024.
O representante do #22 admitiu que procurou ajuda externa no começo da temporada do último ano e elogiou o trabalho que vem sendo realizado. Tsunoda reconheceu que precisava mudar aquele comportamento.
“Definitivamente, faz parte disso [lidar com o fato de ter sido preterido pela Red Bull]. Acho que trabalhei muito na parte emocional, especialmente desde a primeira corrida do ano passado. Aconteceram coisas no Bahrain. Realmente trabalhei muito nisso. Meio que fez sentido para mim, algo profundo no meu coração, que precisava mudar”, disse Tsunoda em entrevista ao portal Motorsport Week.

“Dei um grande passo ao longo da temporada. Tenho certeza de que não houve muitas corridas nas quais gritei. Talvez uma ou duas vezes. Senti melhorias nesse aspecto. Essa é uma das razões para estar calmo depois de receber esse tipo de notícia”, completou.
Tsunoda falou que o trabalho para controle emocional ajudou a lidar com a frustração por ter sido preterido pela Red Bull, que escolheu Liam Lawson para o lugar de Sérgio Pérez. No entanto, o japonês falou sobre alguns sinais dentro da estrutura da marca de bebidas energéticas que indicavam a opção pelo neozelandês.
“Os rumores estavam por todos os lados ao longo da temporada. Desde a primeira corrida do Daniel [Ricciardo pela então AlphaTauri] diziam ‘ah, o Daniel vai para a Red Bull porque o Pérez não está bem’. Falavam disso em todas as etapas. Eu só queria ouvir a decisão, pois haviam boatos antes da última prova [de 2024]”, comentou Tsunoda.
“Esses rumores e o comportamento de Christian [Horner] e o pessoal da Red Bull não estavam a meu favor. Então meio que fiquei preparado. Tentei preparar coração e mente para isso. Caso recebesse a notícia que não queria ouvir, eu seria capaz de me ajustar ao nível que precisaria estar”, continuou.

Às vésperas da temporada 2025 da Fórmula 1, Tsunoda indicou que o episódio é uma página virada. O japonês sabe que vive um ano crucial na categoria e dentro do grupo Red Bull, que já indicou algumas vezes que não faz sentido mantê-lo na Racing Bulls por tanto tempo, visto que o intuito da equipe é desenvolver talentos para correr na matriz.
Tsunoda reconheceu que quer progredir como líder da equipe, que também terá o novato Isack Hadjar na F1 2025. Além de melhorar esse aspecto, o japonês pretende subir o nível para garantir uma vaga na categoria a partir de 2026 — por enquanto, o #22 não tem contrato com equipe nenhuma.
“A motivação segue a mesma do ano passado. Coloquei todas essas coisas fora da minha mente e não estou de olho na Red Bull agora. Meu alvo é claro: deixar essa equipe na melhor condição possível desde a primeira corrida. É correr forte como em 2024, quando estivemos em sexto no Mundial de Construtores na primeira metade”, falou Tsunoda.
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“Além disso, como piloto, quero evoluir para me tornar um líder especial. Melhorar meu nível mesmo. Também para a equipe que posso ser um líder de verdade para ajudá-los com os feedbacks e as direções a seguir”, prosseguiu.
“Claro que gostaria de ir para equipes que foram bem nos últimos anos, como nos times do topo. Se esse time [Racing Bulls] for bem, seria incrível. Com certeza, essa seria a melhor coisa a conseguir nessa temporada. Qualquer coisa pode acontecer, mas quero fazê-los felizes e motivá-los para que eu possa permanecer no próximo ano. Preciso provar esse lado de liderança, não somente desempenho. Esses são fatores-chave para mostrar a eles neste ano”, finalizou Tsunoda.
A Fórmula 1 abre a temporada 2025 entre os dias 13 e 16 de março, no GP da Austrália, em Melbourne. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO E EM TEMPO REAL. O TL1 está marcado para a noite ainda da quinta-feira (13), a partir das 22h30. O TL2 começa já depois da 0h e, portanto, na madrugada da sexta-feira (14), às 2h. Depois, a situação se repete com o TL3 realizado às 22h30 da sexta-feira, enquanto a classificação define o grid de largada começando às 2h do sábado (15). Por fim, a largada está marcada para a 1h do domingo (16). Tanto classificação quanto corrida terão transmissão do GP em SEGUNDA TELA no YouTube, em parceria com a Voz do Esporte. O Briefing chega para comentar na GPTV após o fim de cada dia de atividades.

