Tsunoda valoriza e vê AlphaTauri “mais confiante” por experiência de Ricciardo

Em entrevista exclusiva ao GRANDE PRÊMIO, Yuki Tsunoda falou sobre a importância de Daniel Ricciardo na evolução da AlphaTauri ao longo de 2023

A AlphaTauri viveu um ano complicado com seu quadro de pilotos ao longo de 2023 e, por isso, Yuki Tsunoda teve três companheiros de equipe durante a campanha. No entanto, o dono do carro #22 valorizou a presença de Daniel Ricciardo, que foi capaz de dar boas ideias para evoluir o AT04 graças à experiência adquirida em diferentes times da F1.

A escuderia baseada em Faenza começou 2023 tendo Tsunoda e Nyck de Vries como titulares. O neerlandês, no entanto, não se adaptou e foi trocado por Ricciardo no GP da Hungria. Porém, no GP da Holanda o australiano sofreu uma lesão na mão após um acidente no TL2, desfalcou a equipe durante cinco corridas e, nesse período, foi substituído por Liam Lawson.

Questionado pelo GRANDE PRÊMIO sobre como foi passar a temporada com diferentes personalidades do outro lado da garagem, Tsunoda valorizou a experiência de Ricciardo e falou sobre como a AlphaTauri confia no trabalho do #3.

“Acho que a equipe se sente mais confiante no feedback de Daniel. Ele tem muita experiência, dá para entender, tem muito conhecimento de times em que esteve sobre como trabalham, então o feedback dele é mais valioso, possivelmente, que o dos outros pilotos. Creio que é uma coisa boa, e eu estou também nessa direção. Daniel mostrou bom desempenho nas últimas duas corridas e que a equipe pode confiar nele também”, disse o japonês em entrevista exclusiva ao GP.

Yuki Tsunoda somou 17 pontos pela AlphaTauri em 2023 (Foto: Red Bull Content Pool)

“Daniel é muito bom piloto e dá boas ideias para a equipe. É bom para o time e para mim, embora nós tenhamos estilos muito diferentes de guiar o carro e diferentes perspectivas, o que provavelmente não é muito fácil para a equipe. Mas faz o time receber muitas informações, dados e ideias de como evoluir e se desenvolver para o futuro. É uma boa dupla para a AlphaTauri”, finalizou Tsunoda.

A AlphaTauri terminou a temporada 2023 da F1 em alta. Com 25 pontos somados, sendo 17 de Tsunoda, seis de Ricciardo e dois de Lawson, o time de Faenza conquistou o oitavo lugar no Mundial de Construtores, mas ficou a apenas três pontos de tomar o sétimo lugar da Williams.

Fórmula 1 retorna às pistas em fevereiro de 2024, dos dias 21 a 23, no Bahrein, para os testes coletivos da pré-temporada.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.