Drugovich vence corrida 2 na Holanda e fica mais perto de título da F2. Fittipaldi é quinto

Felipe Drugovich fez ótima largada em Zandvoort, manteve a liderança e conquistou a sua quinta vitória na temporada 2022 da F2, ficando ainda mais perto do título. Enzo Fittipaldi terminou em quinto

O reencontro com o lugar mais alto do pódio enfim veio: Felipe Drugovich venceu a corrida principal da rodada da Holanda da Fórmula 2, realizada neste domingo (4), em Zandvoort, e ficou ainda mais perto de ser campeão no próximo fim de semana, em Monza. O piloto da MP largou na pole-position, se defendeu bem do ataque de Jack Doohan e caminhou tranquilo para conquistar a sua quinta vitória na temporada 2022.

Richard Verschoor, que causou um pequeno caos em uma das relargadas, terminou em segundo, com Ayumu Iwasa completando o pódio em terceiro.

Dennis Hauger completou em quarto lugar, com Enzo Fittipaldi mais uma vez marcando pontos após uma ótima corrida de recuperação, subindo de 13º para o quinto posto.

Amaury Cordeel terminou em sexto, com Jüri Vips e David Beckmann na sequência. Olli Caldwell foi o nono colocado, com Théo Pourchaire — vice-líder e com chances muito remotas de ser campeão — marcando um ponto com o décimo lugar.

A Fórmula 2 volta no próximo fim de semana, em Monza, para a disputa da rodada da Itália. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial 2022.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Drugovich vence em Zandvoort (Foto: F2)

O sol brilhou no céu em Zandvoort para a corrida principal da F2. Os termômetros marcavam 22°C, a mesma do asfalto, enquanto a umidade relativa do ar girava em torno de 69%.

Na largada, Drugovich se colocou por dentro e impediu qualquer tentativa de bote de Doohan, que freou forte para não bater no piloto da MP. Só que a brecada do australiano acabou comprometendo a corrida de Logan Sargeant, que vinha em terceiro e perdeu totalmente o traçado, passando reto ainda na curva 1 e caindo para último.

Na sequência, tentando recuperar posições, o americano se afobou e tocou na traseira de Ralph Boschung, escapando novamente, mas dessa vez sem sorte: Sargeant bateu forte, de frente, contra a barreira de proteção na curva 7, dando adeus à prova.

Logan Sargeant bateu forte na Holanda (Foto: Reprodução/F2)

O incidente provocou primeiro a intervenção do safety-car, mas a direção de prova optou pela bandeira vermelha para realizar a retirada do carro da Carlin, além do reparo da proteção no local. Com quatro voltas completadas, o top-10 era composto da seguinte forma: Drugovich, Doohan, Dennis Hauger — num ótimo início, pulando de sétimo para terceiro — Verschoor, Iwasa, Liam Lawson, Clement Novalak, Marcus Armstrong (vencedor da sprint race), Cordeel e Frederik Vesti. Fittipaldi aparecia imediatamente atrás do grupo após largar em 13º.

Nos boxes, Pourchaire optava por uma mudança de estratégia para se manter vivo na disputa do título. De pneus duros para a relargada, ao contrário dos compostos macios do início, a intenção do francês, já em 13º após largar em 16º, era esticar o máximo possível o stint antes da parada obrigatória e, com isso, subir mais posições no grid.

A relargada foi em movimento, e Drugovich segurou bem o primeiro lugar, puxando o pelotão. Atrás, Fittipaldi, de pneus macios, começou a pressionar Vesti na briga pela zona de pontuação, efetuando a ultrapassagem no giro seguinte.

Na volta 8, Calan Williams foi o primeiro a fazer o pit-stop regulamentar, enquanto Jehan Daruvala rodava na brita, mas volta para a corrida, evitando novo safety-car.

Na frente, Drugovich começava a sofrer ataque de Doohan, mas o australiano fritou pneus o máximo na curva 1, comprometendo totalmente o estado da borracha. Não demorou muito para a Virtuosi passar a mensagem de boxes pelo rádio.

Outros pilotos começaram a parar, entre eles Hauger, que vinha em terceiro, Novalak, companheiro de Drugovich na MP, e também Fittipaldi, que já surgia em nono antes da troca. O líder, no entanto, permanecia na pista, a 1s3 de Doohan, que ainda tentava aproveitar os compostos macios antes da troca obrigatória.

Na volta 13, Doohan parou para colocar pneus duros, mesmo giro em que entrou nos boxes também Iwasa. E Drugovich veio no embalo, voltando à pista com pneus de faixa branca e à frente de Doohan, na nona posição.

Verschoor entrou nos boxes no 15º giro, e a Trident fez um ótimo trabalho na troca, devolvendo o piloto colado em Doohan. Ele chegou a estar à frente do australiano, mas com os pneus mais frios, acabou perdendo o virtual segundo posto, porém se valeu do pit-stop ruim de Hauger para entrar na briga pelo pódio.

Dois giros depois, Marino Sato entrou para a sua troca, mas saiu do pit-lane reclamando de vibração na roda dianteira esquerda. A resposta veio poucas curvas depois: o pneu se soltou, e o piloto bateu forte no muro, causando nova entrada do safety-car.

Na pista, os pilotos que apostaram nos pneus duros no início ainda permaneciam sem a parada oficial, e as primeiras posições eram ocupadas por Lawson, Armstrong, Vesti, Pourchaire, Nissany e Boschung. Caberia ao neozelandês da Carlin, portanto, ditar o ritmo na relargada.

A relargada tumultuada em Zandvort (Foto: F2)

Quando a direção de prova liberou a saída do safety-car, Lawson puxou o trenzinho, porém retardando ao máximo o momento para a retomada da aceleração. Só que a turma do pelotão de trás resolveu acelerar antes, e o resultado não poderia ser outro: batida coletiva envolvendo Doohan, que foi acertado por Verschoor e bateu no muro, Tatiana Calderón e Clement Novalak.

O safety-car pela terceira vez foi acionado. Para Doohan, um lamento, já que o piloto vinha em mais uma grande corrida, confirmando a boa performance vista nas últimas corridas.

Mais uma relargada, na volta 26, e, dessa vez, Lawson deu o pé bem antes da curva que trás para a reta principal. A partir desse momento, a direção de prova determinou que a corrida terminaria no limite de tempo, restando mais 12 minutos a serem disputados. Com as posições reestabelecidas após as últimas paradas, Drugovich voltava à liderança, trazendo agora Verschoor em segundo e Iwasa na terceira posição. Fittipaldi, em mais uma ótima corrida, já era o quinto colocado.

Nos dez minutos finais, Verschoor começou a tirar a diferença, ficando a menos de 1s do brasileiro, o que permitiria ao holandês a abertura de asa na disputa pela ultrapassagem. Mas Drugovich respondeu na sequência, abrindo 1s3 e barrando a investida do piloto.

E foi assim até o fim, com o brasileiro administrando a diferença e garantindo mais 25 pontos na classificação. Agora, são 233 pontos na liderança, uma vantagem de 70 para Pourchaire, que deixou Zandvoort com o ponto conquistado na corrida deste domingo.

Fórmula 2 2022, etapa da Holanda, Zandvoort, corrida principal, resultado:

1F DRUGOVICHMP 38 voltas
2R VERSCHOORTrident+2.405 
3A IWASADAMS+3.645 
4D HAUGERPrema+6.947 
5E FITTIPALDICharouz+7.987 
6A CORDEELVan Amersfoort+10.872 
7J VIPSHitech+12.400 
8D BECKMANNVan Amersfoort+13.196 
9O CALDWELLCampos+14.609 
10T POURCHAIREART+15.562 
11J DARUVALAPrema+17.281 
12C WILLIAMSTrident+18.499 
13L LAWSONCarlin+20.264 
14M ARMSTRONGHitech+25.601 
15R NISSANYDAMS+27.144 
16F VESTIART+29.385 
17R BOSCHUNGCampos+50.639 
 T CALDERÓNCharouzNC 
 C NOVALAKMPNC 
 J DOOHANVirtuosiNC 
 M SATOVirtuosiNC 
 L SARGEANTCarlinNC 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 2 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.