FIA desclassifica Lawson e entrega vitória da corrida 2 em Mônaco para Ticktum

Inspeção concluiu que Liam Lawson largou com mapa de aceleração ilegal e, por isso, acabou desclassificado. Dan Ticktum vence para a Carlin

Mick Schumacher escapou de traseira e bateu o carro da Haas no guard-rail no TL3 da F1 em Mônaco (Vídeo: Reprodução)

A segunda corrida do fim de semana da Fórmula 2 em Mônaco, realizada no que foi o meio da madrugada deste sábado (22) no horário de Brasília, teve mudança no resultado final algumas horas depois da bandeira quadriculada. Liam Lawson foi desclassificado e jogou a vitória no colo de Dan Ticktum.

Lawson vencera a corrida de maneira contundente, com 8s de vantagem, mas foi punido após a inspeção da FIA. O motivo é extremamente técnico: um mapa de aceleração da equipe Hitech que não estava de acordo com o regulamento.

A regra diz que os pilotos precisam utilizar um mapa pré-programado durante a volta de apresentação e largada até que o carro atinja 50 km/h. A FIA concluiu que Lawson largou com outro mapa.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

O novo top-3 após a desclassificação: Ticktum, Piastri e Vips (Foto: Reprodução/Twitter)

Assim, Ticktum – que foi piloto da Academia da Red Bull e atualmente é afiliado da Williams – fica com a vitória, Oscar Piastri é o segundo e Jüri Vips passa a fazer parte do pódio. Robert Shwartzman sobe para o décimo lugar e, além do ponto da colocação, fica com direito de levar o ponto da volta mais rápida da corrida, que não ficaria com ele se terminasse fora do top-10 – assim como acontece na F1.

“Primeiro lugar na corrida sprint de hoje! Uma vitória é uma vitória, mas definitivamente não foi do jeito que eu gostaria de ganhar. Liam Lawson guiou de maneira exemplar e é triste ver uma punição como essa”, afirmou Ticktum após a confirmação.

Mesmo com a mudança, nenhum piloto brasileiro pontuou: Guilherme Samaia e Felipe Drugovich sobem, respectivamente, para 13º e 14º, ao passo que Gianluca Petecof abandonou. A terceira e última corrida está marcada para as 12h10 de hoje.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar