FIA pune 3 equipes por infrações técnicas antes de etapa de abertura da F2 na Austrália
Devido a uma infração técnica cometida ainda nos testes de pré-temporada da F2, as equipes DAMS, Rodin e Trident e seus respectivos pilotos foram punidos antes da rodada na Austrália
Os carros ainda nem foram à pista para a rodada de abertura da Fórmula 2 em 2025, mas a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) já teve de punir três equipes por causa de infrações técnicas cometidas durante os testes de pré-temporada, realizados em Barcelona. Além de multa, os pilotos dos respectivos times também vão perder posições no grid de largada em Melbourne.
Nesta quinta-feira (13), após a primeira reunião do ano, os comissários da entidade que gere o esporte a motor anunciaram que DAMS, Rodin e Trident foram consideradas culpadas de violar o Artigo 10.2a do Regulamento Esportivo, bem como o Artigo 1.5.2, o Artigo 8.4.10 e o Artigo 8.4.11 do Regulamento Técnico da F2.
De acordo com o órgão, foram encontrados nos carros de Jak Crawford, Christian Mansell — que foi substituído por Amaury Cordeel há alguns dias —, Alex Dunne e Max Esterson um sensor de pressão de ar instalado no difusor por meio de furos, que tinha como objetivo auxiliar no fluxo de ar. No entanto, uma peça padrão acabou sendo modificada no processo. Como resultado, as três equipes receberam uma multa de € 10 mil (R$ 63 mil, na cotação do dia) por cada bólido.
Além disso, como a FIA entendeu que os dados obtidos podem teoricamente ser utilizados para obter uma vantagem injusta em relação aos demais competidores, todos os pilotos dos times envolvidos vão perder dez posições no grid de largada tanto da sprint quanto da corrida principal no circuito de Albert Park, neste fim de semana.

LEIA MAIS
+ GUIA 2025: F2 tem difícil tarefa de suceder talentosa geração de Bortoleto sem astro-mor
+ GUIA 2025: O que ausência em grid da F2 pela 1ª vez diz sobre automobilismo brasileiro?
+ GUIA 2025: Novatos ofuscam veteranos e chegam à F2 em busca de protagonismo
Ainda como parte da decisão, os comissários recomendaram que os promotores do campeonato limitem as equipes envolvidas a realizarem apenas dois dias de atividades nos próximos testes, que acontecem no meio da temporada, no Bahrein. E pediram, também, ao delegado técnico da F2 que permita que as demais escuderias do grid utilizem sensores similares no circuito de Sakhir, mas que as solicitações das partes punidas não devem ser consideradas.
A Fórmula 2 retorna neste fim de semana com a rodada da Austrália. As atividades de pista abrem na noite de quinta-feira (13), horário de Brasília, com o treino livre às 20h. Depois, às 3h30 de sexta-feira (14), os pilotos realizam a classificação. Na madrugada de sábado (15), à 0h15, acontece a largada da corrida sprint, enquanto a corrida principal será às 21h30 de sábado (15). O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da temporada 2025.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ LEIA TAMBÉM: GPTV alcança 2 milhões de espectadores e prepara novos formatos de exibição

