Vesti vence tumultuada corrida 2 da F2 em Jedá. Fittipaldi termina em sétimo
Frederik Vesti contou com o erro de Victor Martins para assumir a liderança na volta 17 da corrida 2 da rodada da Arábia Saudita da F2. Jack Doohan e Jehan Daruvala completaram o pódio, enquanto Enzo Fittipaldi pontuou com o sétimo lugar
Frederik Vesti conseguiu passar ileso pelas armadilhas da traiçoeira pista de Jedá e venceu a corrida principal da rodada da Arábia Saudita, realizada neste domingo (19). O piloto da Prema, que partiu em sexto no grid, contou com um erro de Victor Martins para assumir a liderança na volta 17 de 28 completadas.
Jack Doohan também escapou das confusões e cruzou em segundo lugar, com Jehan Daruvala repetindo o terceiro posto da sprint de sábado. O vencedor da corrida curta, Ayumu Iwasa, terminou em quarto, com Dennis Hauger na quinta posição.
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Richard Verschoor foi o sexto, com Enzo Fittipaldi alcançando uma boa sétima colocação depois de largar apenas em 14º. Arthur Leclerc foi o nono, com Isack Hadjar e Oliver Bearman — que também errou quando brigava pela liderança — completou os dez primeiros.
A Fórmula 2 volta às pistas daqui a duas semanas, de 31 de março a 2 de abril, para a inaugural rodada da Austrália, em Melbourne. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da temporada 2023.
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Saiba como foi a corrida principal em Jedá:
Mais uma vez, o calor reinou em Jedá, com os termômetros marcando 28°C e a pista, 46°C. A umidade relativa do ar era de 50%, e o pelotão da frente optou pelos compostos supermacios para a primeira parte da corrida, apostando num stint mais rápido logo no início. Os que estavam mais atrás — entre eles, Fittipaldi — largaram com os pneus médios.
Na largada, Bearman partiu melhor do que Martins, o pole-position, e fez a curva 1 à frente, com Doohan em seguida. Os demais pilotos passaram sem problemas, exceto por um toque entre Amaury Cordeel e Brad Benavides, que levou a pior e abandonou cedo a disputa.
O incidente trouxe o safety-car virtual por um breve momento. Pista liberada na volta 3, Bearman manteve-se bem na liderança, seguido por Martins e Doohan. Atrás, Fittipaldi mantinha a 14ª posição, mas sofreu ataque de Roy Nissany e perdeu o posto para o piloto da PHM.
Enquanto isso, o representante da Prema já abria mais de 2s de vantagem na liderança, enquanto Martins fazia um traçado mais defensivo para evitar uma aproximação de Doohan. Só que o piloto da ART começou a apertar o ritmo e tirar consideravelmente a diferença, ficando a menos de 1s em apenas uma volta.
A janela de pit-stops abriu na volta 7, e tanto Bearman quanto Martins permaneceram na pista. Já Vesti, Doohan, Iwasa, Kush Maini, Théo Pourchaire — com um ritmo muito abaixo do esperado durante toda a corrida —, Hauger, Nissany e Juan Manuel Correa, de pneus supermacios, entraram para a troca obrigatória.
A Prema, no entanto, chamou Bearman na sequência, e Martins também entrou junto. As equipes trabalharam certo, e as posições se mantiveram, com o campeão vigente da F3 tendo de remar novamente para tentar a ultrapassagem na pista.
No nono giro, Leclerc aparecia na liderança, com Fittipaldi em segundo, porém ambos ainda sem paradas, assim como Hadjar, Verschoor, Maloney e Roman Stanek. Bearman era o seguinte, com Martins mais uma vez na cola, e o bote veio no final da curva 1, por fora. Oliver, no entanto, fechou bem o espaço e deixou o francês sem escolha a não ser sair totalmente do traçado.
Victor devolveu a posição e tentou a mesma manobra na volta seguinte, dessa vez com sucesso: contornou a curva 1 à frente de Bearman e quase tomou o troco na sequência do S, porém Martins forçou para cima do rival, que acabou ficando vulnerável ao ataque do companheiro de equipe, Vesti.
O dinamarquês tomou a segunda posição e passou a pressionar Martins. Enquanto isso, Fittipaldi realizava sua troca e voltava em 16º. A direção de prova também aproveitou para dar o veredito do incidente envolvendo Cordeel e Benavides no início e considerou o piloto da Virtuosi culpado, punindo-o com 10s.
Os comissários também avisaram pela transmissão que a manobra de defesa de Martins sobre Bearman estava sob investigação. Atrás, Fittipaldi superava Jak Crawford e Pourchaire e pulava para 14º. Leclerc, Verschoor, Hadjar, Stanek e Zane Maloney ocupavam as posições do primeiro ao quinto, os únicos ainda sem paradas após 16 voltas completadas.
Volta 17, e a transmissão mostrou um carro da Prema rodando: Bearman perdeu a traseira na curva 22, caindo para nono. Martins e Vesti, por sua vez, eram tão rápidos que já apareciam a 1s de Maloney, o último da lista dos que ainda permaneciam na corrida sem pit-stop.
E aí, o francês da ART cometeu o mesmo erro de Bearman, mas teve menos sorte, abandonando a corrida. O incidente trouxe mais um safety-car virtual, e Maloney aproveitou para fazer sua troca, mas despencou para 17º.
Com Martins fora, Vesti passou a ser o virtual líder, com Doohan e Daruvala na sequência. 23 voltas completadas, e a DAMS chamou Leclerc, em primeiro até então, pelo rádio para o seu pit-stop obrigatório. Hadjar e Stanek também entraram no pit-lane.
Na pista, Fittipaldi deixava Bearman para trás e assumia o sétimo posto, com direito a volta mais rápida. Posições restabelecidas, Vesti já surgia com mais de 5s de vantagem na liderança, com Doohan 2s à frente de Daruvala. Iwasa, o vencedor da sprint, era o quarto, mas distantes 5s do pódio a três voltas do fim.
As posições se mantiveram até a bandeirada, com Vesti levando a Prema ao lugar mais alto do pódio. Ainda teve tempo para Leclerc fazer a volta mais rápida no giro 26: 1min43s647, garantindo o ponto extra por ter fechado no top-10.
Fórmula 2 2023, rodada da Arábia Saudita, Jedá, corrida principal:
1 | F VESTI | Prema | 28 voltas | |
2 | J DOOHAN | Virtuosi | +3.959 | |
3 | J DARUVALA | MP | +7.546 | |
4 | A IWASA | DAMS | +11.379 | |
5 | D HAUGER | MP | +11.712 | |
6 | R VERSCHOOR | Van Amersfoort | +14.014 | |
7 | E FITTIPALDI | Carlin | +14.220 | |
8 | A LECLERC | DAMS | +17.012 | |
9 | I HADJAR | Hitech | +21.646 | |
10 | O BEARMAN | Prema | +23.910 | |
11 | R NISSANY | PHM | +28.854 | |
12 | K MAINI | Campos | +29.731 | |
13 | T POURCHAIRE | ART | +31.238 | |
14 | R STANEK | Trident | +32.019 | |
15 | J CRAWFORD | Hitech | +32.973 | |
16 | C NOVALAK | Trident | +36.131 | |
17 | Z MALONEY | Carlin | +37.076 | |
18 | J CORREA | Van Amersfoort | +40.339 | |
19 | R BOSCHUNG | Campos | +47.097 | |
20 | A CORDEEL | Virtuosi | +1:31.499 | |
21 | V MARTINS | ART | NC | |
22 | B BENAVIDES | PHM | NC |