Hitech se diz “horrorizada” com falas racistas, mas deixa decisão sobre Vips para depois

O dono da Hitech, Oliver Oakes, disse que as falas racistas e homofóbicas de Jüri Vips durante uma live na Twitch "não refletem os valores inclusivos da equipe", mas ainda não se posicionou quanto ao futuro do estoniano na F2

A Hitech se manifestou após a Red Bull suspender o vínculo com Jüri Vips em decorrência dos comentários racistas e homofóbicos do piloto durante uma live na Twitch. O dono da equipe britânica, Oliver Oakes, se disse “chocado” com a atitude do estoniano que “não reflete os valores da Hitech”, mas não confirmou qual será a postura do time depois do ocorrido.

Vips defende a Hitech na temporada 2022 da F2 ao lado de Marcus Armstrong e ocupa, no momento, a sétima posição no Mundial com 51 pontos. O futuro do ex-integrante da Academia de Pilotos da Red Bull, no entanto, ainda é incerto.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Jüri Vips está suspenso da Red Bull, mas ainda não se sabe sobre o futuro do piloto na Hitech (Foto: FIA Fórmula 2)

“Fiquei chocado e horrorizado ao ouvir sobre esse incidente”, disse Oakes ao FormulaNerds. “Os comentários feitos por Jüri são ofensivos e definitivamente não refletem os valores inclusivos da Hitech”, acrescentou.

Ao ser questionado sobre como tomou conhecimento da situação, o dono da equipe britânica explicou que soube quando a bomba estourou. “Como todo mundo, descobri isso há uma hora [após a viralização do vídeo nas redes sociais] — o vídeo e a suspensão da Red Bull com uma investigação em curso”, finalizou Oakes.

Imediatamente após o comunicado a Red Bull, Vips emitiu uma nota em sua conta oficial no Instagram pedindo desculpas. “Desejo pedir desculpas sem reservas pela linguagem ofensiva usada durante uma transmissão ao vivo hoje cedo”, escreveu o estoniano. “Esta linguagem é totalmente inaceitável e não retrata os valores e princípios que mantenho. Lamento profundamente minhas ações, este não é o exemplo que desejo dar”, continuou, dizendo ao final que iria “cooperar totalmente com a investigação”.

Entenda o caso:

Ontem (22) pela manhã, Vips participou de uma transmissão pela Twitch no canal do também piloto da F2 e membro da Academia de Pilotos da Red Bull, Liam Lawson. Num determinado momento da live, o estoniano usa o termo “nigga“, considerado uma ofensa grave para se referir a pessoas negras. Em outro instante, Lawson joga um boné rosa para Vips, que recusa dizendo que “rosa é uma cor gay”.

Ao tomar conhecimento do caso, a Red Bull decidiu suspender o vínculo com o piloto. “A Red Bull suspendeu o piloto júnior Jüri Vips de todas os compromissos do time com efeito imediato após investigação completa sobre o incidente”, disse os taurinos em nota oficial. “Como organização, condenamos comentários abusivos de todos os tipos e temos política de tolerância-zero para linguagem e comportamento racista dentro de nossa organização”, acrescentou.

LEIA MAIS
Fittipaldi é peça-chave no avanço da Charouz e surge como nome forte na F2 em 2022
Drugovich dispara na ponta, mas título da F2 parece ser etapa mais fácil do caminho até F1

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 2 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.